Sexta, 26 de Abril de 2024

Realizada a VI Conferência Municipal de Saúde

29/05/2015 as 09:17 | Jales | Da Redaçao
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” o Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Jales, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nos dias 22 e 23 de maio, a VI Conferência Municipal de Saúde.

Durante o encontro, foram debatidas as propostas apontadas pelas pré-conferências, realizadas de 11 a 15 de maio em todas as unidades básicas de saúde do município, reunindo a população jalesense, representada pelos usuários do Sistema Único de Saúde/SUS, em um fórum de discussão e avaliação da situação da saúde pública, onde foram propostas as diretrizes para melhorar a qualidade dos serviços.

Os eixos temáticos abordados na conferência municipal foram o Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Foram eleitos 8 delegados, sendo eles 4 usuários, 2 trabalhadores de saúde, 1 gestor e 1 prestador de serviço, que representarão Jales na etapa da Conferência Regional de Saúde, em São José do Rio Preto, nos dias 22 e 23 de junho.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, falou na abertura do evento, destacando a sua relevância: “A Conferência Municipal de Saúde é o mais importante ato de democracia que a saúde pública promove. Além de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, promove a cidadania com a presença popular”.

Integrou a mesa diretora da solenidade de abertura da conferência, o chefe de gabinete Ivan Bertucci, representando o prefeito Pedro Manoel Callado Moraes; a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes; o representante do Conselho Municipal de Saúde e usuários do SUS, advogado Pedro Ortiz; o representante dos prestadores de serviços do SUS, Roger Mauro Dib; a representante da secretaria de Educação, Marisley Berceli Nascimento; a representante dos trabalhadores, Edyvânia Teresinha Mioto; e a representante da Diretoria Regional de Saúde/DRS da 15° região, Maria Martins Moreira.

A parte cultural do evento ficou a cargo do pessoal da terceira idade do CIEVI – Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso, com apresentação de dança e, em seguida, um coquetel de confraternização.

No segundo dia da conferência, cumpriu-se a parte final da programação, com palestras, grupos de discussão, levantamento de propostas, almoço, plenária, eleição dos delegados e agradecimentos finais.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com