Terça, 30 de Abril de 2024

Secretaria de Saúde segue com campanha de vacinação até a próxima sexta

16/07/2011 as 10:00 | Votuporanga | Assessoria de Imprensa
A primeira etapa da Campanha de Vacinação da Poliomielite e Sarampo continua baixo, de acordo com informações do setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

A última prévia enviada ao estado na quinta-feira, 14, indica que mais de 400 crianças ainda devem ser imunizadas contra a poliomielite. Já o número de não-vacinados contra o sarampo é ainda maior – 1.811. Portanto, é necessário que pais ou responsáveis levem os filhos para a Unidade de Saúde mais próxima, até a próxima sexta-feira, 22 – fim da campanha nacional contra a paralisia infantil e sarampo; munidos com carteirinha de vacinação.

Crianças de seis meses a dois anos de idade devem tomar a primeira dose da vacina contra a paralisia infantil. A imunização contra o sarampo é oferecida àquelas com idades entre um e seis anos.

As Unidades de Saúde (exceto as dos bairros Paineiras e Vila América), Mini-hospital “Fortunata Germana”, Consultórios Municipais do Jardim Bom Clima e São João, a Secretaria de Saúde seguem normalmente com as aplicações das vacinas contra o sarampo e com a primeira dose contra a paralisia infantil. O horário de funcionamento é das 07h às 17h.

Dados

Contra o sarampo - das 5.679 crianças, somente 3.468 já estão imunes a doença. O que representa 61,07% dos 95% - índice definido como meta pelo governo federal.

Dados parciais sobre a vacina contra a paralisia infantil (poliomielite) apontam que 90,6% das crianças foram vacinadas. Isso representa que do total de 4.727 - 4.285 receberam as gotinhas correspondentes a primeira dose.
A segunda etapa da vacinação que imuniza contra a poliomielite terá início em 13 de agosto.

Poliomielite
Conforme o Ministério da Saúde, a pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Sarampo

No caso do sarampo, o objetivo do Ministério da Saúde é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador da doença, uma vez que, neste momento, há surto na Europa. De acordo com a OMS, desde janeiro, já foram registrados mais de 6,5 mil casos – sendo 5 mil deles somente na França. Com a chegada das férias de meio de ano, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com