Sexta, 26 de Abril de 2024

Em 6 meses Santa Casa regularizou salários de funcionários

12/12/2019 as 07:55 | Fernandópolis | Da Redaçao
Em apenas seis meses de administração, a OS de Andradina conseguiu regularizar os salários dos funcionários da Santa Casa de Fernandópolis, após herdar uma registradas no valor exato de R$30.317.957,88. O compromisso não vinha sendo cumprido há anos.
Na administração anterior, ou seja, ante de maio de 2017, o pagamento era efetuado após o dia 25 do mês decorrido, ou seja sempre com mais de 20 dias de atraso. Além disso, os 13º salários de 2015 (integral) e 40% 2016, ainda não tinha sido efetuado.
A “nova diretoria”, realizou uma análise minuciosa das dívidas do hospital para assim, traçar estratégias, “salvar a Santa Casa” e honrar o devido pagamento dos funcionários. Após a primeira análise, foram encontradas mais dívidas pertencentes a gestões passadas e que também entraram no montante da dívida atual, aumentando o montante para os exatos R$33.681.214,80.
Com todas as contas bloqueadas e sem direito a certidões que firmar novos convênios seja federal, estadual e municipal sendo elas, Certidão Negativa de Débitos Relativos ao Tributos Federais e à Dívida Ativa, Certidão Positiva Com Efeito Negativa – de Débitos Municipais e Certificado de Regularidade do FGTS, uma imersão da gestão foi necessária para solucionar tantos problemas.
Após alguns cortes de receita e também adequações financeiras, em agosto de 2017, o pagamento dos 40% do décimo terceiro de 2016, foi efetuado e em outubro a administração realizou uma tratativa com os funcionários. O sindicato que os representa, bem como com o Juiz da vara do trabalho, em acordo, registrou acordo para que a dívida do décimo terceiro de 2015 fossem quitadas, pois havia uma ação contra a Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis que crescia com multas e juros na importância de mais de 5 milhões de reais.

Após reunião com o juiz do trabalho e o levantamento financeiro foi realizado uma proposta para todos os funcionários de que a Santa Casa poderia pagar o valor do salário que seria recebido no ano de 2015 corrigidos em 35%.

A proposta foi aceita pelos funcionários em assembleia geral, com a presença do Sindicato dos trabalhadores, onde todos foram comunicados que abririam mão dos valores da ação, pois não estavam no alcance financeiro da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, pelo alto valor que era composto por multas e juros, todos aceitaram e receberam no mês de novembro de 2017, deixando a Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis livre das dívidas com os funcionários.

Em 2018 os funcionários tiveram 5,69% de aumento em seus vencimentos, pois não recebiam dissídio dos salários a 2 anos.

Já no ano de 2019 a primeira parcela do décimo terceiro salário, foi paga aos funcionários no mês de seus aniversários, ficando menos oneroso ao hospital para pagamento de segunda parcela do décimo terceiro no mês de dezembro e os salários foram até o mês de novembro, pagos em dia.

A verdade precisa ser revelada e os verdadeiros culpados pelo desfalque financeiro da Santa Casa de Fernandópolis, precisam ser nomeados.

Em relação as ações trabalhistas, todas as providências judiciais estão em andamento e cabem agora a orientação do novo corpo administrativo.

Os fatos descritos nesta matéria, podem ser comprovados por documentos, disponíveis perante requerimento.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com