Quinta, 25 de Abril de 2024

Santa Casa realiza treinamento sobre parada cardiorrespiratória

29/08/2018 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
A equipe de enfermagem da Santa Casa de Fernandópolis recebeu neste mês um curso de atualização sobre os procedimentos para a reanimação cardiopulmonar, preparando as equipes para as situações de parada cardiorrespiratória.

Baseado nos protocolos recomendados pela American Heart Association (AHA), que visam garantir a uniformização dos procedimentos e técnicas, o treinamento incluiu a aplicação prévia e posterior de avaliação de conhecimento, aulas teóricas e práticas, com estações de simulação realística, sob a coordenação das enfermeiras Dr.ª Adriana Carta, Me. Ana Elisa Pereira da Silva e Me. Paula Berceli Zanoveli Pedreiro.

“Para um atendimento de pacientes em PCR é importante que o profissional de saúde tenha conhecimentos científicos, tais como reconhecer os sinais de PCR, identificar as principais arritmias cardíacas, reconhecer os principais medicamentos utilizados nestas situações, dentre outros”, ressaltou Carta, enfermeira responsável técnico do Hospital.

O êxito na reversão de uma parada cardíaca depende de fatores como: condições clínicas do paciente antes da Parada Cardiorrespiratória (PCR), as causas que determinaram a PCR, uniformidade e perfeição das manobras aplicadas de Ressuscitação cardiopulmonar (RCP) envolvendo pessoal leigo e de equipes devidamente treinadas.

Dentre as características citadas, a participação de equipes treinadas e a uniformidade das manobras de RCP são habilidades diretamente relacionadas à atuação do enfermeiro enquanto profissional capacitado para treinar, instruir e desenvolver ações de planejamento e execução durante o atendimento da PCR.

PCR
Define-se como parada cardiorrespiratória (PCR) a interrupção súbita e brusca da circulação sistêmica e ou da respiração. Iniciar prontamente as manobras de reanimação, antes mesmo da chegada da equipe de suporte avançado aumenta a chance de sobrevida e evita sequelas pós-PCR.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com