Sexta, 26 de Abril de 2024

Centro de Zoonoses examina 270 cães em campanha

Morador que não conseguiu levar seu animal pode procurar o CCZ
17/08/2017 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Fernandópolis) colheu o sangue de 270 cães durante campanha realizada no final da semana passada para o exame de leishmaniose, doença que já atingiu 21 animais neste ano e 53 no ano passado em Fernandópolis.

A ação aconteceu em quatro regiões da cidade: unidades de saúde do Jardim Araguaia, bairro Bernardo Pessuto e Jardim Paulista; e praça do bairro Brasilândia.

O resultado dos exames destes 270 cães deve ser ficar pronto no início do próximo mês. “Ficamos surpreendidos com o envolvimento e a participação dos moradores, que entenderam a necessidade de confirmar se seu animal de estimação possui a doença. É fundamental que a sociedade verifique a saúde de seus bichinhos. É importante destacar também que esta é uma doença que pode ser transmitida para os seres humanos e temos a confirmação de uma criança com a doença em Fernandópolis e que está em acompanhamento médico”, destacou o veterinário Mileno Castro Tonissi.

Quem não conseguiu levar o seu cão para ser examinado, pode procurar o Centro de Zoonoses para fazer um agendamento. O serviço localiza-se na avenida Litério Grecco, 300,Vila São Fernando, atrás da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Agrícola Melvin Jones. O telefone é: 3462-3341.

A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada por um parasito transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto muito pequeno, conhecido como mosquito palha. A melhor prevenção é evitar a proliferação do mosquito palha. As fêmeas põem seus ovos na terra úmida, sombreada e com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais e isso dá início à proliferação do vetor.

Os cães infectados pelo parasito podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas, que são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é por meio de exames específicos de laboratório. O tratamento dos animais doentes não é recomendado, por não apresentar eficácia comprovada.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com