Sexta, 26 de Abril de 2024

Tribunal da Espanha manda reabrir caso Neymar

23/09/2016 as 20:00 | Brasil | Da Redaçao
O Tribunal Nacional de Justiça da Espanha ordenou ao juiz José de la Mata reabrir o chamado caso Neymar para processar o atacante brasileiro, seu pai, o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e o Santos pelo suposto engano no preço da transferência ao fundo de investimento DIS, detentor de 40% dos direitos econômicos do jogador.

A quarta sessão da Divisão Criminal revogou nesta sexta-feira a decisão de De La Mata de arquivar o caso contra o processo da Receita Federal e ordena reabri-lo.

O tribunal admitiu deste modo o recurso da Receita contra a decisão de arquivamento do juiz (feita em julho passado), que considerou que as condutas denunciadas na queixa feita pelo DIS - os contratos de transferência de Neymar assinados em 2011 e 2013 - não encaixam em um processo penal.

De acordo com De la Mata, a contratação de Neymar pelo Barcelona não afetou a livre concorrência entre clubes, como afirmavam tanto os querelantes como o promotor, que no dia 7 de junho pediu para denunciar judicialmente Neymar, seu pai, sua mãe e Rosell, pelo crime de corrupção entre particulares e outro de fraude, assim como Odílio Rodrigues, ex-presidente do Santos, entre outros.

O Barcelona chegou a fazer um acordo com a promotoria, admitindo ter cometido dois crimes fiscais durante a contratação de Neymar, nos exercícios de 2011 e 2013, e se comprometendo a pagar multa de 5,5 milhões de euros.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com