Sexta, 26 de Abril de 2024

Pesquisa da Unicastelo é reconhecida internacionalmente

Tese de doutorado defendida pelo coordenador de Química do Campus Fernandópolis foi publicada em periódico médico americano
24/04/2015 as 07:50 | | Da Redaçao
O coordenador do curso de Química da Unicastelo, professor Kiko Mininel, defendeu tese de Doutorado no Instituto de Química da UNESP Campus de Araraquara sobre a planta medicinal Terminalia catappa L., conhecida popularmente como “sete-copas” ou “chapéu de sol”, abundantemente, distribuída em regiões tropicais, inclusive com muitos exemplares nas ruas de Fernandópolis e em vários municípios da região Noroeste Paulista.

Durante as pesquisas no Laboratório de Fitoquímica da UNESP, em Araraquara, descobriu-se que a planta tem pronunciada ação sobre úlceras gástricas e também age como antioxidante natural, importante na prevenção do aparecimento de radicais livres, que causam danos celulares, podendo levar ao aparecimento de tumores.

O trabalho de Mininel foi avaliado por uma banca de cinco membros de universidades públicas renomadas de diversas partes do país. A pesquisa com a “sete-copas” já rendeu duas publicações internacionais, sendo uma delas no respeitado periódico médico americano Evidence Based Complementary and Alternative Medicine.

O professor explica que foram isolados 16 compostos farmacologicamente ativos por técnicas modernas de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), espectrometria de massas, RMN (ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono-13) e dicroísmo circular (DC). A substância mais ativa e mais abundante isolada é denominada “punicalagina”, um tanino hidrolisável. A banca avaliou o trabalho com nota máxima e sugeriu diversas outras pesquisas com a planta para um futuro pós-doutoramento.

A pesquisa foi realizada no Instituto de Química da UNESP, Campus Araraquara.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com