Sexta, 26 de Abril de 2024

Votuporanga está em epidemia de dengue

05/03/2015 as 10:00 | Votuporanga | Da Redaçao
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que Votuporanga já vive situação de epidemia de dengue. A análise para esta conclusão leva em consideração os casos desde julho do ano passado, daquele mês até março de 2015, a cidade confirmou 311 pessoas com a doença.

Esta quantidade positiva, 311, é equivalente à incidência maior ou igual a 300 casos para cada 100 mil habitantes, o que determina a epidemia. Se em 100 mil habitantes tem-se considerada epidemia a partir de 300 casos, então Votuporanga, que possui 90.508 habitantes, tem um limite de 272 pessoas com dengue.

Prevenção e combate

A Secretaria de Saúde orienta a população para o controla da doença no município, incluindo, recolher os criadouros existentes nos quintais, retirando a água acumulada após as chuvas, a fim de se evitar o surgimento de larvas e mosquitos do aedes aegypti. Na suspeita da doença, é imprescindível que a pessoa procure o serviço médico para coletar exame confirmatório no 6° dia de febre para que em seguida a Vigilância Ambiental tenha condições de desenvolver ações para o controle do mosquito transmissor da dengue.

Nos casos mais graves, a Santa Casa também dispõe de testes rápidos.

O município continua realizando a sorologia para dengue, não havendo a necessidade de confirmação do diagnóstico somente por critério clínico-epidemiológico.



Leidiane Sabino/A Cidade
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com