Sexta, 26 de Abril de 2024

Mãe faz mobilização para pedir UTI pediátrica em Votuporanga

28/02/2015 as 07:50 | Votuporanga | Da Redaçao
A autônoma Fernanda Regina Simigalha de Abreu, de 34 anos, tem vivido momentos angustiantes com o seu filho internado na UTI Pediátrica em um hospital de São José do Rio Preto, há 40 dias. Diante disso, resolveu tomar uma atitude e realizar uma abaixo-assinado solicitando a vinda de uma UTI Pediátrica para a Santa Casa de Votuporanga.

O filho dela e do também autônomo, Marcos Antonio de Abreu, de 43 anos, Murilo Simigalha de Abreu, tem 11 meses e precisou passar por uma cirurgia. “Este procedimento até poderia ter sido feito aqui em Votuporanga, mas ele necessitava ficar em uma UTI após a cirurgia, e como aqui não tem a UTI Pediátrica, precisamos levá-lo para Rio Preto”, disse.

Ela contou que vai todos os dias visitar o filho, e que isso gera gastos e desgastes tanto para ela, quanto para o marido.

“Tivemos que nos mover à essa necessidade, pois além de tudo, saber que seu filho está lá, longe, só quem é mãe para saber. Mas que fique claro que meu filho é apenas um exemplo, essa causa é de todos”.

O abaixo-assinado começou na segunda-feira (23) e já conseguiu muitas assinaturas. Fernanda disse que pretende se reunir com vereadores e depois entregar o documento para o prefeito Junior Marão e para o provedor da Santa Casa, Valmir Dornelas.

A Santa Casa de Votuporanga informou que busca sempre melhorar os serviços ofertados e que existe sim a vontade de ampliar e trazer novos serviços de saúde para a cidade. “A diretoria reconhece a importância de uma UTI Pediátrica e o diferencia que isso possibilitaria para a instituição. Seriam necessários investimentos em construção, compra de equipamentos específicos, contratação de profissionais especializados e um recurso mensal para custear o novo serviço. Porém, para a abertura deste serviço é necessário acima de tudo que exista uma demanda”.

De acordo com os registros do hospital, em casos de pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), em 2014, foram quatro crianças e em 2015, até o dia de ontem, apenas um caso. O hospital ainda informou que existem outros serviços que estão sendo buscados, como o retorno da neurologia e mais leitos de UTI Adulto.

“Seria muito bom para a nossa cidade contar com uma UTI Pediátrica. Vamos acolher com muito carinho esse pedido da população e estudar a viabilidade de instalação do serviço para atender as crianças de Votuporanga e região. Nossa preocupação é como manter financeiramente mais essa UTI”, destacou o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas.

As crianças que possuem a necessidade de internação em uma UTI Pediátrica em Votuporanga são encaminhadas normalmente para São José do Rio Preto, onde existe um serviço especializado que é o Hospital da Criança. No caso de pacientes SUS, essa transferência acontece via a Central de Vaga do Estado de São Paulo – CROSS, que trabalha de forma integrada com todos os serviços, visando proporcionar o encaminhamento o quanto antes.

Abaixo-assinado

Interessados em fazer parte do abaixo-assinado podem entrar em contato com Fernanda pelo e-mail: padariaportuga@gmail.com ou em alguns dos pontos de coleta: Santa Cruz do Pozzobon, Porecatu da avenida Brasil, Farmácia Santa Amélia e na Apae.


Isabela Jardinetti/A Cidade
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com