Segunda, 29 de Abril de 2024

Fernandópolis no Caminho do Crescimento

A Pujança da Agroindústria e a Expansão Imobiliária Transformam o Tecido Econômico
04/04/2024 as 08:59 | Fernandópolis | Cleber Rocha
O Grupo Arakaki destaca-se como uma força predominante na agroindústria em Fernandópolis, detendo a representação da marca Massey Ferguson (tratores) em São Paulo e Minas Gerais. Para além de seu papel significativo no setor agrícola, o grupo também tem investido robustamente no setor imobiliário de Fernandópolis, participando ativamente da criação de novos loteamentos e impulsionando o desenvolvimento urbano através da construção de casas e barracões. Esse empenho no crescimento da cidade, contrariando as alegações de que a iniciativa privada limitaria a expansão urbana, prova ser um elemento chave para a modernização e expansão econômica de Fernandópolis.

Sua contribuição mais notável, entretanto, vem por meio da Empresa Alcooeste, estabelecendo-se como o maior empregador da região. Essa iniciativa não somente promove a economia local através da criação de empregos mas também ressalta a importância vital da agroindústria para a sustentação econômica de Fernandópolis. Apesar dessa liderança trazer questões sobre a dependência econômica em torno de um conglomerado e o impacto dessa centralização na diversificação econômica e sustentabilidade a longo prazo, o Grupo Arakaki continua sendo um pilar para o desenvolvimento da cidade.

Em contrapartida, o Grupo Mathias impulsiona a economia local de uma maneira distinta, centrando-se no comércio e turismo. Através de seu grande empreendimento, um dos principais shopping centers de Fernandópolis (Plaza Avenida Shopping), não apenas serve como um centro vital para a comunidade local mas também se posiciona como uma das maiores atrações turísticas da cidade. Similar ao Grupo Arakaki, o Grupo Mathias também tem feito investimentos no setor imobiliário, demonstrando um compromisso compartilhado no fomento ao desenvolvimento urbano e econômico de Fernandópolis.

Estas duas entidades, portanto, apresentam distintas vertentes de desenvolvimento econômico em Fernandópolis: o Grupo Arakaki com seu enfoque na agroindústria e em iniciativas imobiliárias, e o Grupo Mathias com um investimento no comércio e no turismo, ambos contribuindo de maneiras complementares para a diversificação econômica e o avanço social. Suas atividades refutam a noção de que impedem o crescimento da cidade, evidenciando, ao contrário, um comprometimento profundo com o progresso e prosperidade de Fernandópolis.

É essencial para Fernandópolis cultivar um ambiente econômico diversificado que não se apoie excessivamente em um número restrito de grandes entidades econômicas. Promover o surgimento de pequenas e médias empresas, incentivar a inovação e o desenvolvimento sustentável, além de investir em educação e capacitação profissional são medidas chave para preparar a força de trabalho para uma ampla gama de setores. Através de uma abordagem econômica equilibrada e diversificada, Fernandópolis pode assegurar um desenvolvimento sustentável e resiliente para o futuro.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com