Sábado, 27 de Abril de 2024

Santa Casa Fernandópolis realiza captação de múltiplos órgãos

04/03/2024 as 12:24 | Fernandópolis | Da Redaçao
Um gesto de amor ao próximo e solidariedade foi intermediado pelos profissionais da Santa Casa neste final de semana, com a realização de uma captação múltipla de órgãos para transplante. O procedimento, que durou cerca de 4 horas, incluiu a retirada de fígado, rins, coração para válvula e córneas.

Profissionais de diversas especialidades e setores participaram, incluindo membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Centro Cirúrgico da Santa Casa e da equipe de profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Para Gabriela Duran, gerente assistencial e um dos membros da CIHDOTT, a captação reflete o compromisso de toda equipe em salvar vidas e proporcionar novas oportunidades para aqueles em espera por um transplante. “A dedicação e o trabalho de profissionais de diversas especialidades, em conjunto com a equipe da OPO do Hospital de Base, demonstram o espírito de colaboração e excelência que nos guia como profissionais da saúde.”

PROTOCOLO

Após confirmar a morte encefálica da paciente por meio de um protocolo detalhado de exames, e com o consentimento da família, os profissionais realizaram a coleta de órgãos. De acordo com Sandro Serafim, presidente da Comissão na Santa Casa, o gesto de consentimento é fundamental para o sucesso da missão. “Agradecemos imensamente à família da doadora, que em um momento de dor, escolheu compartilhar esperança e vida. ”

A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO

O transplante é de extrema importância para muitas pessoas e conta com o suporte do Sistema Único de Saúde (SUS), que financia cerca de 95% desses procedimentos no Brasil, garantindo assistência integral e gratuita aos pacientes.

Para ser doador de órgãos e tecidos, é necessário informar a família sobre a decisão, facilitando a autorização no momento necessário. Informações adicionais podem ser obtidas no site da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (www.abto.org.br).

COMISSÃO DE DOAÇÕES

A Santa Casa, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realiza anualmente a campanha “Setembro Verde”, uma mobilização incentivada pelos setores de saúde, tanto no Brasil quanto em vários países pelo mundo, como forma de sensibilizar a população para a necessidade da doação de órgãos e tecidos.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com