Segunda, 29 de Abril de 2024

Eleições Municipais 2024 - O Poder do Voto

18/01/2024 as 08:59 | Fernandópolis | Por Cléber Rocha
A realização das Eleições 2024 para o cargo de prefeito e de vereador nos municípios brasileiros se aproxima, e, com ela, aumenta a expectativa de mudanças no cenário político do Brasil.

Todavia, as eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.

Nesse contexto, é necessário entender que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988).


NA SUA CIDADE...

Caro eleitor na sua cidade como caminha a atual gestão do prefeito e vereadores? Os mesmos atenderam às expectativas cumprindo as propostas na época das eleições com a chuva de ideias e promessas a serem executadas através de planos de governo? Como você analisa o trabalho desempenhados ao longo dos 4 anos dos políticos? Você votaria no atual político numa eventual reeleição? Enfim, são questionamentos que em breve virão à tona com o início de nomes que se colocaram novamente pelos partidos nomes a disposição do pleito, as tradicionais e históricas conversas que surgiram nas comunidades, nos bares e atualmente nas redes sociais e você caro eleitor está convicto e preparado para a tomada de decisão no mês de outubro? Seu papel fundamentalneste contexto, pois o seu voto faz toda a diferença e poderá decidir de forma democrática as eleições dos agentes políticos sua cidade para a composição de vereadores e prefeito/vice nos próximos 4 anos.


NÃO PODEMOS ESQUECER DA IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA DO VOTO...
Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito.


MAS COMO ALCANÇAR ESSA CONSCIÊNCIA?
O eleitor tem o dever e a responsabilidade de conhecer o funcionamento do processo eleitoral, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes.

É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará se for eleito.

O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político certamente continuarão a promover a corrupção se forem eleitos.

Precisamos entender, contudo, que nem todo político é igual ou corrupto. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso devemos buscar conhecer as propostas do candidato e do seu partido, assim como o seu passado. Portanto, cabe uma reflexão individual, nas rodas de conversas que surgiram em breve e atento as redes sociais com a enxurrada de notícias e vídeos na condição de FAKE NEWS. E assim, tenho dito....

Cleber Rocha – Líder Comunitário
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com