Sexta, 26 de Abril de 2024

Idoso de 93 anos é enterrado em pé. Foi um pedido dele, diz filha

31/05/2023 as 08:28 | Brasil | G1
Amantino Ferreira Mafra, de 93 anos, foi enterrado em pé, nesta terça-feira (30), no município de Inhapim, no Leste de MG, onde viveu por 92 anos e sete meses.

Segundo a família, o idoso morreu na manhã dessa segunda-feira (29) em Ipatinga, na casa da filha mais velha, onde estava morando desde o ano passado. Segundo os parentes, ser sepultado dessa forma foi um pedido dele.

"Começou a trabalhar quando ainda era criança. E ele contava, que nunca podia deitar; até deitava, mas a mente ficava ligada, atenta, procurando o que fazer. Quando se tornou adulto, tomou a decisão de não se curvar diante das coisas e resolveu fazer o túmulo em pé, para mostrar a força dele como homem diante de tudo que ele viveu, para a mãe, irmãos e família"; contou uma das filhas de Amantino, Maria do Carmo Mafra.

De acordo com Maria do Carmo, o pai foi morar com ela para fazer um tratamento de saúde e já era rotina chamá-lo todos os dias para tomar café. "Fui acordá-lo para tomar café, chamei, virei ele e já estava morto. Chamei o SAMU, os médicos constataram o óbito e ligamos para funerária de Inhapim para buscar o corpo e preparar as coisas". explicou.

Ainda de acordo com os parentes, é que o idoso preparou todos os detalhes do próprio sepultamento, desde a compra do caixão até a construção do túmulo; como optou ser enterrado em pé, foi criado um túmulo de manilhas, onde o caixão foi posicionado verticalmente.

Durante o sepultamento familiares, amigos e moradores de Inhapim prestaram as últimas homenagens. Para Maria do Carmo, as memórias sobre o pai, serão as melhores.

"Foi um enterro tranquilo, em paz, foi uma despedida bonita. Foi tudo do jeito que ele quis e merecia, foi pra nós filhos, um exemplo de pai"; finalizou.

Amantino era pecuarista e deixa 14 filhos, 22 netos e cinco bisnetos. Para a filha, o pai deixa uma história de coragem e amor que será contada por gerações.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com