Sexta, 26 de Abril de 2024

Pirarucu pode ser pescado no rio Grande mesmo durante a piracema

01/12/2022 as 07:00 | Região | Diário da Região
Com aparição cada vez mais frequente, principalmente no rio Grande, o pirarucu é um dos peixes cuja captura é permitida durante o período da piracema. A espécia nativa da bacia do rio Amazonas foi introduzida na região, ao que parece, com o estouro de uma barragem próximo a Minas Gerais.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, major Alessandro Daleck, explica que, com esse estouro, o peixe acabou invadindo o trecho do rio Grande, entre a Usina de Água Vermelha e a Usina de Marimbondo. “Ele é muito visto nos municípios de Riolândia, Cardoso, Paulo de Faria, Orindiúva até Icém. Nesse pedaço tem bastante incidência do pirarucu”, ressalta.

Por se tratar de uma espécia carnívora, o pirarucu acaba competindo com os peixes nativos da bacia hidrográfica do rio Paraná e não tem um predador natural. Em setembro deste ano, o Diário mostrou como o pirarucu está se tornando uma ameaça para as espécies nativas. "Tem, sim, um risco de quebra do equilíbrio ecológico com a presença maciça do pirarucu, tanto é que existem trabalhos acadêmicos tocados pela Unesp de Rio Preto com relação à população de pirarucu nessa região", explica o major.

Além do pirarucu, a pesca também é permitida de espécies não nativas, alóctones (de origem e ocorrência natural em outras bacias brasileiras), exóticas (de origem e ocorrência natural somente em águas de outros países) e híbridas (organismo resultante do cruzamento de duas espécies), tais como: apaiari; bagre-africano; black-bass; carpa; corvina; peixe-rei; sardinha-de-água-doce; piranha-preta; tilápias; tucunaré; pirarucu, zoiudo; porquinho, entre outros.

A piracema começou no dia 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2023.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com