Sexta, 26 de Abril de 2024

Santa Casa faz apelo por leite materno para UTI Neonatal

23/10/2014 as 15:01 | Votuporanga | Da Redaçao
A UTI Neonatal da Santa Casa de Votuporanga precisa receber, mensalmente, 35 litros de leite materno, para que dessa forma, possa atender todos os bebês, no entanto, apenas 1/3 dessa quantia chega até o Hospital.

Para garantir um bom estoque e abastecer a Instituição, o Banco de Leite Humano da Secretaria Municipal de Saúde, deve receber, aproximadamente, seis litros por semana, mas isso não está acontecendo.
Diante dessa falta, a Santa Casa faz um apelo para as mães que podem doar.

Vale ressaltar que todas as mulheres com excesso de leite, que tenham feito o pré-natal e não tenham nenhuma doença transmissível (HIV, Hepatite B) estão aptas à doação, que deve ser feita na Secretaria de Saúde. O órgão oferece o serviço para buscar o leite na casa da doadora, além dos frascos e a bomba para facilitar a retirada do leite das mamas. A médica neonatologista responsável pela UTI Neonatal da Santa Casa de Votuporanga, Dra. Lara Galvani Greghi, destaca que o leito materno é específico para amamentar o filho e é o melhor alimento para o bebê.

“No caso do prematuro, isso refletirá no melhor ganho de peso, imunidade e até mesmo na diminuição do tempo de internação, ou seja, haverá diversos benefícios. Outro fator preocupante é que as mães de prematuros não conseguem suprir essa necessidade de amamentar, por isso pedimos que as mães desses bebês saudáveis doem o leite.” Recentemente a UTI Neonatal ficou sem leite por 15 dias e isso é uma realidade que muitas vezes se repete.

“Quando não temos somos forçados a usar fórmulas infantis, que é caro e nem todo bebê prematuro aceita.Ressaltamos que as mães que contribuem estão ajudando a salvar vidas e todos sabem qual é a alegria de ter o filho nos braços, então essas mães que podem ajudar, saibam que estarão permitindo que outras tenham o mesmo prazer.”

A UTI Neonatal conta com 10 leitos e atende uma média de 240 recém-nascidos anualmente.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas campanhas e ações para mobilizar as doações, no entanto, a conscientização da mães que estão amamentando e podem doar é de suma importância.

Interessadas, basta ligar no Banco de Leite, pelo telefone (17) 3405 9787, ramal 9711. A Secretaria fica na rua Santa Catarina, 3890.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com