Sexta, 26 de Abril de 2024

Morte de ambulante durante blitz foi "caso isolado", diz Haddad

21/09/2014 as 15:00 | São Paulo | Da Redaçao
O prefeito Fernando Haddad (PT) diz que o caso a morte de um camelô na quinta-feira (18) é "um caso isolado" dentro da Operação Delegada -no qual PMs em folga recebem da prefeitura para atuar pelo município- e que não pretende mudar o esquema de blitze no combate ao comércio irregular nas ruas.

Haddad diz, no entanto, que o caso será investigado para apurar as responsabilidades. O ambulante Carlos Augusto Muniz Braga, 30, foi atingido na cabeça durante uma operação de combate ao comércio ilegal de ambulantes na tarde de quinta na Lapa, zona oeste de São Paulo.

"Vamos esperar o inquérito para saber o que de fato aconteceu. Há um processo permanente de aperfeiçoamento [da operação]. É um caso isolado, mas que tem que ser analisado em profundidade para saber se houve um comportamento indevido por parte do policial ou se é uma atitude mais generalizada", disse o prefeito na manhã desta sexta-feira (19). "Para isso que existe o inquérito, para apurar a responsabilidade e para tomar uma decisão. Mas, no momento o processo é de investigação para ver o que aconteceu", afirmou. Em abril, Haddad enviou para a Câmara um projeto estende a Operação Delegada para a GCM (Guarda Civil Municipal). Atualmente, a operação é um "bico oficial" realizado por policiais militares e criado durante a gestão Gilberto Kassab (PSD). O trabalho é feito nos horários de folga, pago pela prefeitura e objetiva aumentar o efetivo nas ruas e incrementar salários dos PMs.

O PM, que não teve o nome divulgado, foi transferido nesta manhã para o presídio militar Romão Gomes, na zona norte da cidade. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que não divulgou o nome do PM, o policial foi preso em flagrante por homicídio e foi autuado em flagrante pelo DHPP (departamento de homicídios). O caso está sendo apurado tanto pela Corregedoria da Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. A Secretaria de Segurança, por meio de nota, diz que "não compactua com desvio de conduta de policiais". Em depoimento à polícia, ele disse que o tiro foi acidental.

A AÇÃO
Segundo uma testemunha, os policiais dominaram um ambulante, não identificado, que vendia CDs piratas na rua 12 de Outubro. Um dos PMs tentava afastar a multidão com a arma em punho. Em vídeo divulgado pela TV Record, esse policial aparece com um spray de pimenta na mão esquerda e uma pistola na mão direita. Pelas cenas, é possível ver que Braga agarra a mão esquerda do PM, parecendo tentar arrancar o spray. O policial reage, leva a pistola na direção de Braga e dispara. Dá então dois passos para trás e deixa a arma no chão.

Em outro vídeo, divulgado na internet, Braga aparece caído, sangrando pelo nariz. Segundo a PM, ele foi levado para o Hospital das Clínicas, que informou que o camelô já estava morto ao chegar. Piauiense, Braga era casado e tinha quatro filhos. Inicialmente, a PM informou que o camelô havia sido alvejado na costela após tentar arrancar a arma do policial. Disse ainda que o PM também havia sido baleado. Após a divulgação dos vídeos, a corporação afirmou que não saberia informar em qual parte do corpo o ambulante havia sido atingido. E não confirmou a informação de que o PM estava ferido.

À noite, a Secretaria da Segurança afirmou que o policial foi preso em flagrante por homicídio. Já a PM disse que abrirá inquérito militar para apurar o caso e o motivo do disparo. O caso também será investigado pela Polícia Civil. Em depoimento a seus superiores, o policial afirmou que o disparo foi dado acidentalmente. Relatou que ele e colegas foram agredidos por um grupo e que sua farda chegou a ser rasgada.

PROTESTOS
Após a operação, ambulantes fecharam ruas da região com barricadas de lixo em chamas e quebraram orelhões. Um ônibus e a estação da CPTM foram depredados. No tumulto, lojas fecharam as portas e houve correria. A confusão durou três horas. Cinco pessoas foram detidas por vandalismo e uma foi presa por desacato, segundo a PM. Um policial teve ferimentos leves.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com