Sexta, 26 de Abril de 2024

Santa Terra, do Gaeco, é nomeado promotor em Fernandópolis

06/09/2014 as 09:00 | | Da Redaçao
A Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo proveu essa semana o cargo de 4º Promotor do Ministério Público de Fernandópolis para João Santa Terra Junior.

O promotor está designado ao Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, de Rio Preto. Santa Terra permanece no Gaeco e suas funções na cidade serão substituídas por outros promotores.

A atuação de Santa Terra pelo Gaeco na região tem grande repercussão, inclusive em Fernandópolis, com as ações envolvendo a Máfia do Asfalto, o tráfico de drogas na Avenida Expedicionários Brasileiros, a prisão do ex-presidente da Câmara em 2009, entre outros casos que levaram para a cadeia vários criminosos.

O Gaeco é um grupo de atuação especial que tem como função básica o combate às organizações criminosas e se caracteriza pela atuação direta dos promotores na prática de atos de investigação, diretamente ou em conjunto com autoridades policiais e outros órgãos. A designação de Santa Terra ao Gaeco de Rio Preto é uma atribuição direta da Procuradoria Geral que já acontece há 7 anos e por enquanto não há previsão de liberá-lo para atuar diretamente na promotoria em Fernandópolis.

Até agosto, Santa Terra era provido no Ministério Público de Barretos. Mas a nomeação do promotor para o Ministério Público de Fernandópolis aproxima ainda mais as ações dos promotores locais ao grupo de atuação especial. Em entrevista ao “Extra. net”, Santa Terra disse que considera o trabalho das autoridades de segurança pública em Fernandópolis “fenomenal”.

“Escolhi Fernandópolis por afeição ao trabalho que já existe na cidade. As ações desenvolvidas pelos juízes, promotores e a Polícia Militar são brilhantes. A cidade tem uma Polícia fenomenal. Por conta disso, as funções do cargo muito me atraíram. Quando eu não estiver designado ao Gaeco, ficarei feliz em atuar na promotoria em Fernandópolis”, destacou.João Santa Terra disse ainda que pretende oficiar a prefeita Ana Bim, os vereadores e autoridades da cidade sobre a situação e deve estar na promotoria local sempre que possível.

“Não fiz o comunicado ainda porque nos últimos dias estávamos deflagrando algumas operações contra o crime organizado na região e nessa semana, a sede do Gaeco em Rio Preto está de mudança de prédio, o que culminou na interrupção de serviços como telefone e internet”, explicou. Durante os próximos 60 dias, a promotora Fernanda Gomez Damico estará substituindo na 4ª Promotoria de Justiça em Fernandópolis, para a qual Santa Terra foi provido. Mas ela não deve permanecer na função local.

De acordo com o Secretário das Promotorias de Justiça de Fernandópolis, promotor Daniel Azadinho, enquanto Santa Terra estiver designado ao Gaeco outros promotores serão direcionados pelo Ministério Público para acumular o cargo, substituindo-o nas áreas de atuação. “As atividades do Ministério Público de Fernandópolis não terão prejuízo, pois sempre haverá promotores respondendo em substituição na 4ª Promotoria”, explicou.

JUSTIÇA

Na análise do diretor do Fórum de Fernandópolis, Evandro Pelarin, a cidade ganha com o provimento de Santa Terra. “O Fórum local é o único na região que tem varas especializadas, desde 2007, com isso, as ações da Justiça e da Promotoria têm áreas específicas. Já temos grande atuação dos promotores na cidade e agora, Fernandópolis ganha com o provimento de um promotor que atua no Gaeco, pois temos várias ações em conjunto contra o crime organizado”, ressaltou.

PROMOTORIA

Recentemente, a Promotoria de Fernandópolis passou por mudanças nos cargos. O promotor Eduardo Caetano Querobim foi promovido e já não atua no Ministério Público da cidade. Já o promotor José Rafael Hussain agora está na área de execução e pequenas causas criminais.

O cargo do promotor Denis Silva, que respondia por áreas como Meio Ambiente, Administração Pública e Pessoas com Necessidades Especiais está vago, e deve ser preenchido por designação nos próximos 60 dias.



Tatiana Brandini-Jornal O Extra
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com