Sexta, 26 de Abril de 2024

Moradores cobram mão única em via do bairro Pôr do Sol

02/09/2014 as 08:01 | | Da Redaçao
Os moradores da Rua Rina Gerardi de Genova no Jardim Pôr do Sol, no trecho compreendido entre as avenidas Amadeu Bizelli e dos Arnaldos, decidiram tornar público o apelo que há anos vêm fazendo ao Poder Público: eles reivindicam a implantação de mão única de direção no trecho citado e alegam falta de segurança pelo volume de tráfego de veículos.

Na terça-feira, no início da noite os moradores se reuniram com a reportagem do jornal Tá na Mão para expor o problema. “Veja o movimento, nos dois sentidos”, apontou Selma Eli Feliciano Carnielo para o trânsito intenso naquele momento. “Mão única aqui é uma questão de segurança”, acrescentou a moradora. O morador Alencar de Sá mostra no muro de sua residência que está em fase de pintura, marcas do último acidente de trânsito no trecho. “Já vimos muitos acidentes por aqui, mas nem todos registram boletim de ocorrência”, cita.

O advogado João Inácio Pimenta lembra que o pedido já feito na prefeitura desde a gestão passada. Com a construção da rotatória na Avenida dos Arnaldos, o trânsito foi canalizado para a Rua Rina Gerardi de Genova, que, segundo os moradores, não comporta tráfego nos dois sentidos. “Não podemos nem estacionar o veículo defronte nossa casa, porque afunila a via e é comum a quebra de retrovisores”, relatam Douglas Martins e Luiz Carnielo. Eles apontam em dois trechos placas proibindo estacionar veículos. É comum ver veículos estacionado sobre a calçada.

Outro problema é tirar o carro da garagem nos horários de picos com trânsito nos dois sentidos. Edna Souza Silva, é portadora de deficiência no braço esquerdo e diz que encontra dificuldade para sair com o veículo da garagem. “Além disso, somos alvos de xingamentos principalmente de motoqueiros”, conta.

Os moradores já entregaram na Secretaria Municipal de Trânsito abaixo assinado com mais de 50 assinaturas dos moradores deste trecho pedindo a mão única de direção. “Não importa o sentido da via, o importante é que ela seja mão única”, cobram os moradores.

Para os moradores a situação tende a se agravar com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que fica localizada na Avenida dos Arnaldo próximo a rotatória.

PONTO DE ESTRANGULAMENTO

Para a Polícia Militar o trecho citado da Rua Rina Gerardi de Genova é um dos “pontos de estrangulamento” de veículos no trânsito de Fernandópolis, relatou o comandante da 1ª Cia, Capitão Wilson Cardoso.

A Polícia Militar já expediu, inclusive, um Relatório de Averiguação de Indício de Infração Administrativa (RAIA) que já foi encaminhado para o Conselho Municipal de Trânsito de Fernandópolis (Comutran) recentemente reativado. Segundo Cardoso, a RAIA indica a necessidade de intervenção na área. “Temos vários pontos de estrangulamento no trânsito de Fernandópolis. A frota aumentou muito, são mais de 50 mil veículos circulando pela malha viária da cidade que não está preparada para comportar esse volume de tráfego”, aponta o comandante.

Os moradores do trecho argumentam que a implantação de mão única na Rua Rina, vai automaticamente distribuir o trânsito para as vias paralelas, as ruas Umbelina Correa e Bruno Gelonezzi, que são ignoradas pelos motoristas e acaba recebendo apenas o trânsito dos moradores do bairro.

Jornal Tá Na Mão
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com