Sexta, 26 de Abril de 2024

Fernandópolis celebra o Bon Odori neste sábado

30/08/2014 as 08:00 | | Da Redaçao
O circuito regional que celebra a milenar festa japonesa do Bon Odori começou em Urânia no mês de julho e já passou pelas cidades de Votuporanga, São José do Rio Preto, Jales e em Palmeira d´Oeste. No dia 30, neste sábado, a festa será em Fernandópolis a partir das 19 horas.

O encerramento do circuito, como manda a tradição de quase meio século, será em Santa Fé do Sul, no dia 6 de setembro.

Fernandópolis vai celebrar no sábado, dia 30, a 42ª Festa do Bon Odori da Associação Cultural e Esportiva de Fernandópolis, que acontecerá na sede do Vips Evento. Delegações das outras seis cidades integrante do Circuito Regional estarão presentes.

“Todos virão em trajes típicos e acontecerá também a coroação das rainhas, apresentação de danças típicas e o conjunto de dança taikô, desfile típico das delegações, além das tradicionais comidas japonesas. O clube é todo decorado e lembra um pedaço do Japão em Fernandópolis”, explica o presidente da Associação Cultural (Clube Tóquio), Osvaldo Haruo Sano.

Todos os anos a festa reúne centenas de pessoas. No ano passado foram mais de mil convidados presentes. “A entrada é gratuita e é uma oportunidade das pessoas conhecerem de perto as tradições orientais. Fernandópolis realiza uma das maiores e mais tradicionais festas da região, uma oportunidade de confraternização entre a colônia japonesa e os brasileiros”, convida Sano. As pessoas só pagam o consumo. A Associação está comercializando mesas para o evento. Informações pelo telefone 3442-1791.

BON ODORI

Bon Odori (em japonês O-bon お盆 ou simplesmente Bon盆?) é um festival de dança, música e culinária japonesa e tem como principal objetivo divulgar a cultura japonesa, que ocorre anualmente durante o verão , entre julho e agosto, no Japão (verão nórdico), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.

No Bon Odori são reverenciados os antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bon) quanto na parte festiva (odori). Desta forma, o Bon Odori é a expressão da alegria e da paz entre a terra e o céu.

Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período celebrando as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas.



Jornal Tá Na Mão
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com