Sexta, 19 de Abril de 2024

Circuito Cultural Paulista confirma dois eventos na cidade

Espetáculo circense acontece no dia 24 de março; apresentação de dança será em 1° de abril na cidade
25/02/2017 as 07:52 | Fernandópolis | Da Redaçao
A parceria entre Secretaria Municipal de Cultura de Fernandópolis e Circuito Cultural Paulista já garantiu duas atrações na agenda cultural da cidade para o primeiro semestre de 2017. O espetáculo circense Super Tosco – da Companhia Circo Teatro Rosa dos Ventos, será apresentado no dia 24 de março, na praça Joaquim Antônio Pereira (praça da Matriz), às 10h30; já a dança ganha espaço em 1° de abril, no Teatro Municipal Merciol Viscardi, às 20h.

Super Tosco – Companhia Circo Teatro Rosa dos Ventos

Super Tosco não tem segredo, o espetáculo é super pela supremacia do que se apresenta, é mais que o mais dos mais! Chega a ser heroico de tão super. Mas o super não vem sozinho, é pressuposto para nome composto, aí que vem o Tosco. A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca... A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias, habilidades, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e uma banda completa de um homem só, o Maestro Nicochina. Tem muito mais, animal feroz, bambolês adestrados e artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo. (Obs.: Ma... ma pensa num negócio tosco? Malacabado? Bagunçado? Sujo? Nuns artistas charlatões?). Essa é uma farra circense para rir, e muito!

O espetáculo é uma farra heroica tosca pra valer apresentada pelos palhaços Seu Lavando, 10 pras 7 e Custipil, além de uma "incrível banda completa formada por um homem só", o maestro Nicochina.

"A parte Super do Tosco é só delírio dos palhaços se achando heroicos nas suas habilidades, músicas e figurinos. As confusões são inevitáveis no desenrolar da trama que tem suco, cachorro adestrado, bambolerista abestado, professores de dança afrodisíaca, acrobatas e temas tocados ao vivo", detalha o grupo.

Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas - Mercearia de Ideias

Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas, espetáculo do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu de questões sobre o que proporciona felicidade, sob várias perspectivas.

Qual é a felicidade, ainda que efêmera, que dá sentido à vida? A partir desta indagação, o grupo também estimulou indagações sobre os obstáculos que atravessam a vida. A apresentação trabalha a individualidade de cada intérprete e sua própria relação com o tema.

“Optamos por fazer uma reflexão que não parte do senso comum sobre a felicidade geral, associada, na maior parte do tempo, ao amor, à saúde, aos bens materiais, mas a um outro tipo de felicidade, aquela que cada pessoa descobre individualmente e nutre ao longo da vida”, diz Bongiovanni, autor da coreografia. “A pesquisa parte de vivências e experiências de cada artista, como cada um busca a felicidade e quais os entraves que encontra. Apartir daí, elaboramos uma lista, um breve compêndio, que apresenta no âmbito cênico uma manifestação”.

O espetáculo também explora a ambiguidade que algumas situações podem apresentar. “É no binômio felicidade e obstáculos, que o espetáculo se desdobra. Trabalhamos, por exemplo, o tempo a partir da ideia de velocidade, da pressa, do tempo imaginado, do medo, do receio, da ansiedade, mas também das pequenas gentilezas, do tempo de cada um, do direito à fala de cada indivíduo, do acolhimento, do que cabe dentro de um abraço”, acrescenta o coreógrafo.

Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com