Sexta, 26 de Abril de 2024

Cresce o número de casos de tráfico em Ouroeste e Indiaporã

29/08/2014 as 10:00 | Região | Da Redaçao
De acordo com números divulgados este mês através da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), o número de casos registrados de tráfico de drogas em várias cidades da região é alarmante, em especial Ouroeste e Indiaporã.

Os dados do levantamento apontam os casos ocorridos de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo os números, Ouroeste registrou dois casos de tráfico de entorpecentes em 2013, já neste ano, o número subiu para cinco casos, totalizando um aumento de 150% nos casos de tráficos de drogas. É importante ressaltar que estes números não contabilizam a prisão de duas pessoas registradas na semana passada na cidade.

Em Indiaporã, a situação é ainda pior. Por lá foram registrados nos primeiros meses de 2013 apenas um caso de tráfico, já neste ano a situação mudou, e três ocorrências foram registradas pela policia. O que chama atenção no caso de Indiaporã é o retrocesso pelo qual o município passa. De acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), a cidade tinha no ano de 1991, uma população estimada de 4.767 habitantes, com o passar dos anos, ao invés de aumentar, a população de Indiaporã vem caindo, e em 2010 eram pouco mais de 3.900 moradores.

Mas não é apenas em Ouroeste e Indiaporã que a situação preocupa, dentre as oito cidades que compõem a região de Fernandópolis, as ocorrências de tráfico de drogas cresceram 31,25%. No ano passado, de janeiro a junho, juntas as oito cidades registraram 16 casos de tráfico de drogas. Entre essas cidades, Estrela D´Oeste tem a maior concentração de casos de tráfico. A cidade registrou sete ocorrências do tipo desde janeiro. No ano passado foram cinco registros no mesmo período, o que nas estatísticas do Estado representa aumento de 40%.

Em Pedranópolis um caso foi flagrado esse ano, e nenhum caso no primeiro semestre do ano passado. O mesmo ocorreu em Mira Estrela. Em Meridiano e Populina nada mudou, um caso de tráfico em cada cidade, mesma quantidade registrada no primeiro semestre.

QUEDA

No Estado de São Paulo o número de ocorrências de tráfico de drogas caiu 15,5% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Esse ano foram 19,9 mil casos, índice menor que em 2013, quando de janeiro a junho foram 23.551.

Aqui na região, os casos de tráfico registrados nas oito cidades da região representam em média 50% do total de ocorrências do tipo em Fernandópolis, que este ano teve 53 casos até junho. O número é 40% menor que o mesmo período do ano passado, quando a polícia da cidade encontrou o trafico de entorpecentes em 89 ações de combate às drogas.

E a queda também foi registrada em outras cidades como São João das Duas Pontes, que nessa época do ano passado tinha um caso de tráfico de drogas registrado; esse ano nenhum. O mesmo ocorre no município de Guarani d´Oeste.

Em Populina um caso de tráfico de drogas no primeiro semestre desse ano, a mesma quantidade do ano passado. Em Macedônia e Turmalina, a polícia não registra casos de tráfico entre 2013 e 2014.



Fonte: Thiago Bonfim-Agência JP
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com