Sexta, 26 de Abril de 2024

Doria vai hoje a Rio Preto para inaugurar órgão da Polícia Civil

15/09/2020 as 10:26 | S. J. do Rio Preto | DL News
Perdeu...
Um PSDB "desnorteado" pelos últimos acontecimentos - e em convulsão interna devido às insatisfações dos pré-candidatos a vereador - recebe nesta terça (15) a visita de João Doria a Rio Preto. A agenda do governador não é político-partidária e ele sequer deverá se apegar às questões domésticas, mas se trata, sem dúvida, de uma oportunidade e tanto desperdiçada pelos tucanos da cidade.

... a chance
Isso porque Doria vai inaugurar um órgão da Polícia Civil – a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). E, até sábado (12), o pré-candidato a prefeito da cidade era o delegado de Polícia Civil e vereador Renato Pupo. Momento mais oportuno para brilhar, impossível. Mas o que Doria vai encontrar é um candidato introduzido às pressas - o empresário bolsonarista Denilson Marzocchi - que até o momento se mostrava publicamente pouco feliz com as políticas do Estado em relação à crise sanitária e à quarentena.

Tá lá
Em meio à crise interna do PSDB, João Doria tem encontro marcado justamente com o prefeito Edinho Araújo (MDB), candidato à reeleição e, por enquanto ainda, adversário dos tucanos nas urnas. Edinho, que não é bobo nem nada, deve recepcionar Doria no aeroporto Eribelto Manoel Reino, pela manhã. Depois, Doria segue para a inauguração da Deic na avenida Domingos Falavina, às 10h30.

Cortesia
O encontro, claro, promete ser apenas uma cortesia do prefeito ao governador. Até porque, aos 45 minutos do segundo tempo, ninguém acredita que exista ainda a possibilidade de o PSDB, pelas mãos de Doria, pular para o barco de Edinho – lembrando que a quarta (16) é a data final das convenções. Mas, é claro, a recepção no aeroporto mostra que os dois possuem uma certa sintonia, ainda que no 1º turno MDB e PSDB trilhem caminhos distintos.

Tour
O tour de Doria pela região inclui o descerramento das placas das Delegacias de Paulo de Faria e Monte Aprazível. Edinho não estará na Deic porque a Lei Eleitoral proíbe que candidatos participem de inaugurações públicas a menos de três meses das eleições.

Desânimo
Pré-candidatos do PSDB à Câmara de Rio Preto não estão nada confiantes com a candidatura de Denilson Marzocchi a prefeito, mas garantem que vão apoiá-lo. Muitos consideram a desistência de Renato Pupo como algo "em cima da hora”.

Apreensão no ninho
O ex-vereador Cesar Gelsi, por exemplo, diz não se surpreender mais com novas reviravoltas dentro do partido. "Só Deus sabe o que pode acontecer na convenção do partido que é no último dia”, disse. Outro pré-candidato, André Fachinetti, surpreendeu-se com a desistência de Pupo no sábado (12). "Eu vou apoiar o Denilson, como apoiaria qualquer outro candidato. E continuo no partido, até porque não tem como mudar agora”, disse.

Conversas
O PSDB ainda sonha com apoio do PSB de Valdomiro Lopes, ex-prefeito da cidade, e o PSL de Marco Casale. O presidente tucano em Rio Preto, Manoel Gonçalves, no entanto, disse que a legenda deve encabeçar a chapa, ou seja, o PSDB não aceita ser vice de ninguém. "Estamos conversando com Valdomiro, com Casale falamos no último domingo. Mas o Marzocchi é o nosso candidato”, disse. Valdomiro, no entanto, já dá por encerrado o diálogo com os tucanos.

Queimadas
Um dos assuntos tratados entre Edinho e Doria nesta terça-feira será pedido de ajuda ao governo do Estado para preservação da área florestal no antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), que sofreu com queimada nos últimos dias. De acordo com a Prefeitura de Rio Preto, das 106 mil mudas plantadas, 76 mil foram queimadas com os focos de incêndio. A área é de responsabilidade do Estado.

Moção
Doria também será foco da sessão da Câmara de Rio Preto desta terça. O vereador Marco Rillo (Psol) apresentou moção de repúdio ao governador, que apresentou proposta para vender parte da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, que fica entre Rio Preto e Mirassol. Rillo lembra que Geraldo Alckmin (PSDB) também tentou vender a área e só não conseguiu por pressão da sociedade.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com