Sexta, 26 de Abril de 2024

Profissionalização: Prefeitura oferecerá curso de Jardinagem

27/08/2011 as 10:00 | Votuporanga | Assessoria de Imprensa
Em mais uma parceria de sucesso a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, e o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) oferecerão o Curso de Formação Inicial e Continuada em Jardinagem e Paisagismo Integrada às séries iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA/FIC.

O convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira (26/8) no gabinete do prefeito Junior Marão na presença da Diretora do Departamento de curso Superior e Profissionalizante da Secretaria da Educação, Eliana Breyer e da Assessora Pedagógica, Lucimar da Silva Santos Molina, da Diretora do CEM "Profa. Maria Martins e Lourenço”, Ivanyr Aparecida da Silva Longo, e dos reprentantes do IFSP Campus Votuporanga, diretor geral professor, José Carlos Jacintho, e o técnico em Assuntos Educacionais, Carlos Waidemam, responsável pelo Projeto.

O curso EJA/FIC visa preparar o trabalhador com baixa escolaridade para oportunidades de profissionalização na execução de trabalhos de jardinagem e paisagismo, junto com a sua elevação de escolaridade que compete a Prefeitura de Votuporanga, bem como uma qualificação profissional a cargo do IFSP. A metodologia pedagógica do curso contextualiza o educando de forma cultural e social, identificando suas possibilidades profissionais no cenário regional. Para isso, além das disciplinas específicas de Práticas de Jardinagem e Paisagismo, o curso contempla em sua grade também: Impactos Ambientais, Ética e Cidadania, Higiene e Segurança, Empreendedorismo, entre outras. Desenvolvendo, portanto, os valores de solidariedade, identidade de classe, trabalho coletivo, bem como capacitar para a pesquisa e autonomia na busca do saber e estabelecer o permanente vínculo do conhecimento geral e profissional.

O Programa será oferecido no CEM “Profa. Maria Martins e Lourenço” para inscritos na 2ª série do EJA, que já está em andamento, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. As inscrições para o programa ocorrem anualmente, e os interessados poderão realizá-la em 2012. A aula inaugural do EJA/FIC está prevista para acontecer no dia 6 de setembro e contará com a presença de autoridades municipais e do IFSP.


Mercado

Com o grande crescimento da implantação de jardins nas residências, empresas e áreas públicas, foram criadas, consequentemente, oportunidades para pessoas das mais diferentes idades e condições, transformado a jardinagem em uma atividade profissional com forte apelo econômico e social. Existe hoje, notadamente, uma grande demanda de serviços requisitados nesta área; em primeiro lugar, pelos jardins residenciais, de diversos portes, e também por jardins de empresas, além, é claro, dos jardins públicos, onde o profissional é terceirizado. Em síntese, a necessidade de beleza e conservação dos jardins tem valorizado o trabalho de um bom jardineiro.

Em consonância a sua inserção crítica no mundo do trabalho, o profissional deve ter a capacidade de aplicar seus conhecimentos técnicos de acordo com as demandas básicas da área de jardinagem e paisagismo, estando apto a executar atividades, possuindo conhecimento básico a respeito das normas técnicas aplicáveis às suas atividades. O curso EJA/FIC tem duração de 2 anos, sendo que a parte técnica de Jardinagem e Paisagismo possui carga horária de 200 horas e o aluno matriculado recebe um auxílio mensal, por meio do IFSP, de R$ 100,00 mensais.

Mais informações sobre o curso pelos telefones 3405-9750, com Lucimar ou 3426-6990 com Carlos.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com