Sexta, 17 de Maio de 2024

Casos de conjuntivite sobem para 975 em Votuporanga

A doença tem duração de cerca de 15 dias, até o início do processo de cura.
16/03/2011 as 10:00 | Votuporanga | Assessoria de Imprensa
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Votuporanga informa que 975 casos de conjuntivite foram notificados no município, durante a Semana Epidemiológica nº10 (de 06 a 12 de março) data que compreende três dos cinco dias de festejos do carnaval.

Os dados são referentes aos atendidos nas 12 Unidades Municipais de Saúde, Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa”, Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e Mini-Hospital do Pozzobon “Fortunata Germana”.

Na semana anterior, entre os dias 27 de fevereiro a 05 de março (Semana Epidemiológica 09), foram registrados 56 casos de pessoas infectadas pela doença.

Dados comparativos

De janeiro a março de 2010 foram registrados 62 casos. No mesmo período de 2011, os números de conjuntivite somam 157. No total, em 2010, foram 588 casos.


Conjuntivite

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Votuporanga, a conjuntivite caracteriza-se por olhos avermelhados, lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade e a sensação de areia nos olhos. A doença tem duração de cerca de 15 dias, até o início do processo de cura.

Os agentes etiológicos virais mais comuns são os Adenovirus e os Enterovirus. Outros diagnósticos menos frequentes incluem conjuntivite viral herpética e conjuntivite por molusco contagioso.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa principalmente por objetos contaminados (toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos etc). A infecção se espalha rapidamente em ambientes fechados, como em escolas, creches, e escritórios. Não existem vacinas contra essa infecção.


Prevenção

- afastar de ambientes coletivos, por pelo menos sete dias, pessoas que apresentarem conjuntivite;

- lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão;

- evitar coçar os olhos;

- usar lenços e toalhas descartáveis individuais;

- utilizar travesseiros individuais;

- evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite;

- evitar atividades de grupo enquanto secreção ocular estiver presente;

- evitar frequentar piscinas e uso de lentes de contato;

- realizar limpeza com água e sabão. Em seguida, aplicar álcool 70% às superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite.


Tratamento

- fazer compressas geladas com água fervida ou filtrada gelada, água destilada ou soro fisiológico gelados, três a quatro vezes ao dia, durante 15 minutos, principalmente enquanto persistir sintomas;

- consultar um médico para avaliar a necessidade de colírio de antibiótico;

- lavar frequentemente as mãos, evitar coçar os olhos para diminuição da irritação ocular, além de demais cuidados com a higiene pessoal.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com