Sexta, 26 de Abril de 2024

Estabelecimentos deverão ter cardápios adaptados para deficientes

15/06/2019 as 09:14 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Um projeto de lei aprovado na quinta-feira (13/6) pelos deputados paulistas obriga bares, lanchonetes e restaurantes do Estado a oferecem cardápios em braile e impresso de fonte ampliada para facilitar a consulta de pessoas portadoras de deficiência visual, baixa visão e visão subnormal.

"A oferta de um cardápio em braile e fonte ampliada é um ato de cidadania e respeito a deficientes visuais", disse o autor da proposta, deputado Rafael Silva (PSB), que é deficiente visual e já encontrou muita dificuldade ao sair para comer fora de casa.

Ainda segundo o parlamentar, essas aplicações facilitam na independência e autonomia das pessoas que saem para comer lanches e refeições diariamente. "É uma forma de mostrarmos aos deficientes visuais que alguém se preocupa com a forma que ele vive. É importante para que eles possam ler e escolher o prato por si mesmos", concluiu.

O deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB) aplaude a medida do colega. "É de fundamental importância. Todos nós somos consumidores, inclusive os que tem alguma dificuldade para enxergar. Uma fonte com maior clareza é benéfica para todo cidadão e o projeto", comentou.

De acordo com a proposta, o investimento na adaptação do cardápio será de responsabilidade do dono do estabelecimento. O Projeto de Lei 741/2013 segue agora para a sanção do Governador.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com