Sexta, 26 de Abril de 2024

Torcedor vítima de paralisia pede para conhecer Neymar

19/04/2018 as 15:00 | Brasil | Da Redaçao
O torcedor Paulo Henrique Machado, vítima de paralisia infantil, gravou um vídeo nesta quinta-feira, 19, pedindo ajuda para divulgar um dos seus sonhos: conhecer um dos maiores craques do futebol atual, Neymar Jr.

Por causa do tratamento, Paulo é morador do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o primeiro ano de vida, em 1969. Hoje Paulo tem 50 anos de idade.

No Instituto de Ortopedia e Traumatologia do maior complexo hospitalar da América Latina (IOT/HCFMUSP), ele é um dos dois hóspedes permanentes, junto de Eliana Zagui. A dupla coleciona histórias vividas dentro de um quarto com pouco mais de 10m² da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do prédio.

Vítimas da poliomelite, hoje erradicada no país graças à vacinação em massa, Paulo Henrique teve o movimento das pernas paralisado e a respiração comprometida. Eliana só mexe olhos e boca, e também precisa de ajuda de aparelhos para respirar. Diante das dificuldades, passeios externos não são nada comuns para eles.

Sonho realizado

Ao contar sua história, Paulo revela que um dos momentos mais emocionantes da sua vida no IOT foi quando Ayrton Senna o visitou em abril de 1992. Na época, outros cinco jovens dividiam o quarto do complexo hospitalar com ele e Eliana.

“Uns três meses antes, eu escrevi uma carta para ele. Como na época eu não tinha computador, escrevi à mão mesmo, juntamente com um mapinha que desenhei indicando as camas do quarto com o nome de cada um de nós. O que foi muito legal é que, quando ele veio, ele trouxe o mapa que desenhei com ele!“, contou em entrevista exclusiva ao Portal da Band.

“Eu quero agora, se você tiver oportunidade, pegar na sua mão, ofertar boa sorte e desejar tudo de bom nessa Copa do Mundo que será especial para todos nós”, declara Paulo no vídeo. Ele conta que é fã do Neymar desde a Copa de 2014 e, na época, era tímido com a internet.

“As redes sociais estão aí para isso e então meti a cara e fiz o vídeo assim, o mais natural possível. Estou aqui no meu quarto, abri a câmera e pronto. Só que antes, mandei para o meu irmão e ele disse que ficou excelente”, completou a entrevista.

A história dos amigos pode ser conferida no livro ‘Pulmão de Aço’, escrito pela própria Eliana Zagui e publicado em 2013.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com