Sábado, 27 de Abril de 2024

Votuporanga tem a 13ª gestão mais eficiente do Brasil

Pesquisa publicada na Folha deste domingo mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros
30/08/2016 as 07:50 | Votuporanga | Da Redaçao
Uma pesquisa envolvendo 5.281 cidades brasileiras apontou que Votuporanga tem uma das gestões mais eficientes do Brasil. O estudo foi realizado pela Folha de São Paulo, em conjunto com o DataFolha, divulgado no domingo (28), e mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. Em uma escala que vai de zero a um, Votuporanga ficou na 13ª colocação, com índice de 0,620.

Os dados revelaram que apenas 24% dos municípios têm gestões eficientes. O estudo teve como base gastos com educação, saúde, saneamento e receita total das prefeituras. Votuporanga possui receita de R$ 2.377 por habitante. Do total, 26% são aplicados em Educação e 21% em Saúde.

“Mais uma vez Votuporanga figura entre as melhores cidades do Brasil. Isso nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Em momentos de crise, como atualmente, é preciso além de muita responsabilidade com o dinheiro público, criatividade para poder realizar obras e entregar serviços de qualidade com pouco recurso”, afirma o prefeito Junior Marão.

“Buscamos reduzir os custos internos da administração e priorizamos os gastos na educação, saúde e social. O nosso lema sempre foi gastar menos com o governo e mais com as pessoas. E acredito que conseguimos. Apesar das dificuldades financeiras que afetam principalmente as pequenas e médias cidades estamos conseguindo entregar serviços de maior qualidade em comparação com as demais cidades brasileiras”, completou.

A área de saneamento foi a melhor avaliada, com 0,971, bem acima da média nacional de 0,567. Foram considerados o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água (97%), esgoto (96%) e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo (98%). Porém, o estudo utilizou dados do Censo 2010 do IBGE. Atualmente, 100% das casas já recebem água tratada e coleta de lixo, e 99,75% já têm rede completa de esgoto.

Em educação, o Município conquistou o índice de 0,756, ante a média nacional, de 0,509. Para a análise desta área tomou-se como parâmetro os percentuais de crianças de 4 e 5 anos matriculadas no ensino fundamental e de 0 a 3 que frequentam creches. De acordo com dados da época, 39% das crianças de 0 a 3 anos estavam em creche e 97% de 4 e 5 anos na escola.

“Hoje esse número é bem maior. Temos 3.500 crianças matriculadas nas unidades de Educação Infantil e atendemos 64% dos nascidos em Votuporanga, índice acima dos 50% preconizados pelo Plano Nacional da Educação. Na faixa etária de 4 e 5 anos já atendemos 100% da demanda”, afirmou a secretária da Educação, Silvia Cristina Rodolfo.

Na saúde, com índice de 0,529, foi levantada a cobertura por equipes de atenção básica, que chega a 89%; e o número de médicos por mil habitantes no município, que equivale a 1,2. Porém, atualmente, houve um acréscimo de cerca de 100 profissionais de medicina na área.

Outro número avaliado pela pesquisa foi a proporção de funcionários públicos. Votuporanga possui 2,5 servidores para cada 100 habitantes, abaixo da média das cidades brasileiras, de 5,1, e ainda menor que Cachoeira da Prata (7,7), município mineiro que conquistou a primeira colocação do ranking.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com