Quarta, 01 de Maio de 2024

IBGE "dá" usina pra Mato Grosso e Ilha Solteira perde R$ 55 mi

14/12/2015 as 07:50 | Ilha Solteira | Da Redaçao
A Prefeitura de Selvíria divulgou trecho de um ofício onde o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que a usina de Ilha Solteira, assim como a de Jupiá, estão localizadas no Mato Grosso do Sul, e não em São Paulo, como vinha defendendo a Prefeitura de Ilha Solteira.
Em entrevista exclusiva ao ilhadenoticias.com última desta sexta-feira (11/12), o advogado da Prefeitura de Selvíria, José Maria Rocha, confirmou a veracidade do ofício e disse que a informação é oficial. “A usina está localizada no Mato Grosso do Sul”, informou o advogado. No ofício, que teve parte divulgada pelo advogado, o IBGE afirma que “considerando a divisa estadual nos mapeamentos... esclarece que as atuais estruturas das usinas de Ilha Solteira e Jupiá encontram-se localizadas no território do Estado do Mato Grosso do Sul”. O ofício só teria sido enviado para a Prefeitura de Selvíria.
A Prefeitura de Ilha Solteira, até a manhã desta sexta-feira, nada sabia. E só ficou sabendo da decisão do IBGE, quando questionada pela reportagem do ilhadenoticias.com.
“Não sabemos. E ainda estamos esperando que o IBGE responda o questionamento que fizemos, sobre a localização da usina”, disse o prefeito Bento Sgarboza (DEM). Apesar de ainda não ter confirmado a decisão, Bento questiona a posição do IBGE, afirmando que é impossível que a usina esteja integralmente localizada no lado sulmatogrossense do rio Paraná. “Em nenhuma situação isso acontece. Por isso, precisamos ver o que eles consideraram para tomar essa decisão”, disse Sgarboza.
Bento afirmou que deverá ir até o Ministério de Minas e Energia para discutir a decisão e não descatar questioná-la judicialmente. A decisão do IBGE não é o capítulo final da longa novela sobre a localização da usina de Ilha Solteira. Mas é uma importante vitória para a cidade de Selvíria e para o estado do Mato Grosso do Sul.
Tecnicamente, Ilha Solteira passa a ter poucas opções para continuar defendendo que a sede da hidrelétrica continue na cidade. Caso a sede da usina seja confirmada em Selvíria, Ilha Solteirea deverá perder até R$ 55 milhões/ano do seu orçamento, já a partir de 2017.


(Douglas Cossi - Ilhadenoticias)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com