Sexta, 26 de Abril de 2024

Violência em UPA escancara crise na saúde de Rio Preto

09/10/2015 as 10:00 | S. J. do Rio Preto | Da Redaçao
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte), que fica na região norte de Rio Preto, ganhou as páginas policiais nesta semana. O motivo? A falta de médicos e descaso no atendimento, que estaria excessivamente demorado.A falta de segurança para os profissionais provocou a ira do presidente do Sindicato dos Médicos Hubert Eloy Richard Pontes, o Beleloy, que criticou duramente a secretária de Saúde, Terezinha Pachá.

“Nossos médicos estão sendo atacados. Isso é reflexo de uma péssima gestão comandada pelo prefeito Valdomiro Lopes, que levou sua secretária (Terezinha) para o mesmo caminho", afirmou o médico.Segundo o sindicalista, a secretária de Saúde teria apresentado dados falsos para suspender a greve da categoria, que luta por melhores condições de trabalho, plano de cargos e salários e segurança em todas as unidades de saúde.

“A Terezinha teve a cara de pau de mentir na Justiça para conseguir suspender a greve da categoria. Ela disse que daria condições de trabalho, mentiu que faria um plano de cargos e salários e mente sobre várias outras situações, como por exemplo, a segurança nas Unidades de Pronto Atendimento", ressaltou.Em um dos casos registrados na polícia, na última terça-feira (dia 6), o mototaxista M.A.F., insatisfeito com o atendimento prestado a sua mulher acabou preso por dano qualificado ao patrimônio público, resistência e desacato. Ele quebrou a chutes uma pia que fica no corredor do ambulatório e, também, a porta de um consultório, além de atirar uma cadeira na direção de uma médica que atendia no local.

Já na madrugada da última quarta-feira (dia 7), o desempregado G.S.M., de 44 anos, também teria se irritado com o atendimento recebido na UPA Norte, e chegou a arrombar uma das portas do local. Ele foi encaminhado ao Plantão Policial, onde o delegado Marcelo Goulart da Silva, arbitrou fiança no valor de R$ 1 mil, que foi paga e o homem liberado.Recentemente a secretária Terezinha Pachá afirmou que espera que os guardas municipais aprovados em concurso público assumam os postos para que todas as unidades de saúde passem a contar com os profissionais. A reportagem da Gazeta de Rio Preto tentou contato com Terezinha por celular, porém ela não atendeu as ligações.

Gazeta de Rio Preto
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com