Sexta, 26 de Abril de 2024

Professora de Meridiano está entre vencedores de prêmio nacional

04/09/2015 as 07:51 | Meridiano | Da Redaçao
Dez profissionais de várias partes do país que conseguiram transformar a vida de crianças através da educação são ganhadores do Prêmio Educador Nota Dez. O anúncio dos vencedores foi feito na tarde de terça-feira (1).

Rosana Maria Pichuti Gandolphi, 47 anos, é professora do ensino fundamental na Escola Municipal Odair de Oliveira Silva, em Santo Antônio do Viradouro, distrito de Meridiano, e está entre os escolhidos como exemplo na educação. Na aula da Rosana, os alunos é que são os “donos do pedaço”. Foi com uma brincadeira comum, em uma turma multisseriada (de 1º e 2º ano), que a professora resgatou as cantigas e as parlendas recitadas ao pular cordas, uma realidade presente no cotidiano de Santo Antônio do Viradouro, onde as brincadeiras de rua ainda prevalecem como passatempo preferido das crianças.

De acordo com a educadora, para avançar no sistema de escrita alfabético, os alunos registraram textos que sabiam de memória, participaram de situações de escrita coletiva, aprenderam uma variedade de cantigas, interagiram uns com os outros para produzir textos, desenvolveram comportamento de leitor e escritor, e ampliaram seu vocabulário. Ao final do projeto, as crianças confeccionaram um livrinho de cantigas para ser entregue à turma da creche.“É o reconhecimento do nosso trabalho. É inexplicável, pois buscamos no dia a dia, levar conhecimento e tentar transformar um pouco a realidade de cada aluno”, salienta Rosana.

Os demais profissionais premiados são de cidades como: Lagoa Vermelha/RS, São Paulo, Camaragibe/PE, São José do Rio Preto/SP, São Sebastião/SP, Aracaju/SE, Parintins/AM e Iraquara/BA.

PRÊMIO

O objetivo é promover as iniciativas pedagógicas de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de escolas públicas e particulares. São ideias que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens.

Os projetos são nas áreas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos nas disciplinas de alfabetização, língua portuguesa, educação física, história, arte, língua estrangeira, ciências, matemática e geografia. Já diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais precisam estar à frente de turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mais de 4 mil projetos foram analisados para a definição dos dez educadores vencedores.

Cada um ganhará um vale presente no valor de R$ 15 mil. A premiação será no dia 30 de novembro, em São Paulo. O Educador Nota 10 foi criado há 18 anos pela Fundação Victor Civita, e já reconheceu o trabalho de mais de 180 educadores no Brasil – entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.

Breno Guarnieri-O Extra.net
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com