Sexta, 26 de Abril de 2024

BP concorda em pagar US$ 18,7 bi aos EUA por desastre no golfo

03/07/2015 as 13:00 | Mundo | Da Redaçao
Foi divulgado nesta quinta-feira (2) o acordo entre a British Petroleum (BP), governo dos Estados Unidos e cinco estados da federação, no qual a petroleira concordou em pagar U$ 18,7 bilhões em indenização pelo vazamento de petróleo no golfo do Méximo, em 2010.

O anúncio foi feito dias antes do juiz responsável pela causa, Carl Barbier, decidir o valor da multa paga pela empresa por causa da contaminação dos recursos hídricos. Se o juiz aprovar o acordo, esta será a maior compensação da história paga por uma empresa por danos ambientais. O acidente foi ocasionado por uma explosão em uma das plataformas, que deixou 11 mortos e derramou 3,19 milhões de barris de petróleo durante 87 dias no oceano.

Os estados a receberem a compensação serão Louisiana, Mississipi, Alabama, Texas e Flórida, no valor de U$ 7,1 bilhões, parcelados em 15 anos. Nos cinco anos, a BP já gastou U$ 44 bilhões em limpezas do ecossistema, multas criminais do governo americano e indemnizações para pescadores e indústria do turismo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com