Segunda, 19 de Novembro de 2018
Falha no Ibope tira 5 pontos do Jornal Nacional e de Babilônia
25/03/2015 as 06:00 | Brasil | Da Redaçao
Uma falha no Ibope tirou cinco pontos do Jornal Nacional e da novela Babilônia na noite de segunda-feira (23).

O telejornal havia marcado 20 pontos nos dados preliminares. Seria um dos piores desempenhos da história. Porém, no consolidado, divulgado nesta terça (24), marcou 25,3. A novela das 21h saltou de 23,3 na prévia para 28,7 no consolidado. É normal a audiência de um programa variar um ponto da prévia para o consolidado, mas não cinco. No caso do JN, a "margem de erro" foi de 20%.

As novelas Carrossel e Os Dez Mandamentos também foram prejudicadas. A reprise do SBT subiu de 9,3 para 11,8. A estreia da Record, de 9,7 para 12,1.

Segundo o Ibope, houve uma instabilidade no servidor de processamento das audiências em tempo real, utilizadas para calcular a média preliminar dos programas. A falha aconteceu a partir das 18h de segunda na Grande São Paulo, principal mercado do país. Foi a segunda falha do instituto em uma semana. No dia 16, erro no cadastro de programas atrasou a divulgação de audiência em sete horas.

O problema, de acordo com o Ibope, foi resolvido, porém os números consolidados demoraram quase duas horas a mais para serem enviados às emissoras na tarde de hoje.

Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com