Segunda, 29 de Abril de 2024

Após março quente, Terra tem 10º mês seguido com recorde de calor

09/04/2024 as 08:21 | Mundo | DCM
Março de 2024 bateu recorde como o mês mais quente já registrado, marcando o décimo mês consecutivo de temperaturas recordes, de acordo com o relatório divulgado pelo observatório europeu Copernicus (C3S) na segunda-feira (8). Cada um dos últimos 10 meses foi o mais quente da história, em comparação com os meses correspondentes dos anos anteriores.

O Copernicus revelou que o período entre abril de 2023 e março de 2024 foi o mais quente já registrado, com a temperatura média do planeta 1,58ºC acima da média da era pré-industrial, no século 19. Os cientistas atribuem principalmente esse calor recorde às emissões de gases de efeito estufa, além da influência do El Niño.

“Mudanças climáticas são evidentes em várias partes da Terra”, disse Samantha Burgess, vice-diretora do C3S, à Reuters. A seca levou a recordes de incêndios florestais na Amazônia venezuelana e à destruição de colheitas no sul da África, deixando milhares de pessoas em situação de fome.

Os recordes de calor de março se somam à lista de marcos globais, quebrados mês a mês desde junho do ano anterior. O número de dias com temperaturas superiores a 1,5°C acima da era pré-industrial também atingiu um novo máximo, com o mundo registrando pela primeira vez um dia com temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com