Sábado, 27 de Abril de 2024

Reeducando morre por meningite em presídio de Rio Preto

28/03/2024 as 17:49 | S. J. do Rio Preto | Da Redaçao
Um reeducando de 21 anos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto (SP) morreu após complicações por meningite meningocócica na terça-feira (26).

Sintomas e diagnóstico

Segundo o boletim de ocorrência, o jovem apresentou náuseas, cefaleia, vômitos, manchas roxas no corpo e febre. Ele foi examinado no domingo (24), diagnosticado com meningite e encaminhado ao Hospital de Base, mas não resistiu e faleceu após dois dias.

Ações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)

A SAP informou que, seguindo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e com o apoio da Vigilância Epidemiológica Municipal, o médico responsável visitou a unidade prisional e orientou os servidores.

No mesmo dia, a direção do CPP realizou uma ação para identificar e examinar os custodiados que viviam no mesmo alojamento do reeducando. Todos os exames realizados foram negativos para meningite.

Meningite meningocócica

A meningite meningocócica é uma doença grave que pode ser fatal. Os sintomas incluem febre alta, rigidez na nuca, dor de cabeça, náuseas e vômitos. A doença é transmitida por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a meningite meningocócica é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível para todos os públicos nos postos de saúde.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com