Sábado, 27 de Abril de 2024

Daniel Alves deixa prisão na Espanha após pagar R$ 5,5 milhões

25/03/2024 as 14:09 | Mundo | DCM
O ex-jogador de futebol Daniel Alves saiu da prisão na tarde desta segunda-feira (25) após pagar uma fiança de 1 milhão de euros, aproximadamente R$ 5,5 milhões. O brasileiro, condenado por estupro na Espanha, deixou o centro penitenciário Brians 2, na região metropolitana de Barcelona, acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola.

A liberdade do brasileiro é temporária e está condicionada até a sentença final do caso, após o esgotamento de recursos legais. Se for condenado, o ex-jogador será preso novamente para cumprir a pena de 4 anos e meio. Enquanto aguarda, ele deve se apresentar ao Tribunal Superior de Justiça de Catalunha toda sexta-feira.

Alves foi preso em janeiro de 2023, após uma denúncia de estupro por uma jovem de 23 anos. O caso ocorreu em uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. Ele foi condenado em fevereiro deste ano.

A advogada do ex-atleta coordenou o pagamento da fiança, apesar de não estar claro como o ex-jogador reuniu o valor, já que seus bens no Brasil estão bloqueados devido a um processo movido por sua ex-mulher. O tribunal confirmou o pagamento por volta das 11h30 desta segunda-feira.

Além do pagamento da fiança, Alves teve que entregar seus passaportes, está proibido de deixar o território espanhol, deve comparecer semanalmente ao Tribunal Provincial de Barcelona e não pode se aproximar da denunciante.

A fiança, segundo especialistas, será devolvida caso Alves seja preso novamente. O valor da fiança, 1 milhão de euros, não é comum na Espanha, mas foi ajustado de acordo com a capacidade econômica do ex-jogador.

Durante a saída do brasileiro da prisão, havia dezenas de pessoas se manifestando por melhorias nas condições de trabalho dos funcionários nas penitenciárias espanholas. Há cerca de duas semanas, uma cozinheira chamada Núria foi assassinada por um detento que suicidou-se depois.

Ao fundo do vídeo ouve-se o grito de “tots som Núria”, em catalão (todos somos Núria, em português), mas a manifestação, que ocorre desde o crime contra Núria, não tem relação direta com a libertação de Daniel Alves.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com