Sexta, 26 de Abril de 2024

"Avisei Graça Foster pessoalmente", afirma ex-gerente

22/12/2014 as 13:00 | Brasil | Da Redaçao
Em uma entrevista de 20 minutos ao "Fantástico", da Rede Globo, neste domingo (21), a ex-gerente de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca disse que alertou pessoalmente a presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades de que teve conhecimento.

Venina disse que fez o aviso quando Graça, alçada à presidência em 2012, era diretora de Gás e Energia, cargo que ocupou desde 2007. Ela não exibiu prova do aviso.

Na terça (16), a Petrobras negou ter sido omissa e disse que os relatos foram genéricos e que, só neste ano, Fonseca citou irregularidades.

Em outras ocasiões, Graça negou que tenha recebido denúncias de desvios e associou as acusações ao fato de a ex-gerente ter sido responsabilizada por irregularidades.

Venina foi subordinada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e hoje delator da Operação Lava Jato.

Ela prestou depoimento ao Ministério Público Federal na sexta (19). Na ocasião, segundo seu advogado, exibiu documentos que confirmam que presidente e diretores da estatal sabiam de irregularidades.

"Do imenso orgulho que tinha da empresa, passei a sentir vergonha", disse a ex-gerente na entrevista.

Ela afirmou ainda que seu objetivo é que a Petrobras deixe de ser motivo de piada. "Eu não queria mais ouvir o que a gente ouve quando pega um táxi até o prédio [que sedia a estatal] e o taxista pergunta se a gente está indo lá pegar nossos trocados. O corpo técnico não merece isso", afirmou.

Venina convocou outros funcionários da empresa para que denunciem os crimes: "Tenho certeza de que não fui só eu que presenciei. Espero que os empregados da Petrobras criem coragem e comecem a reagir."

Emocionada, a ex-gerente citou a família, chorou e afirmou que não cogita recuar. "Eu tenho medo? Tenho medo. Mas não vou parar."
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com