Sexta, 26 de Abril de 2024

Recuperação do reservatório de Ilha Solteira pode levar 4 anos

03/11/2014 as 13:00 | Ilha Solteira | Da Redaçao
Com a falta de chuva, o reservatório da usina de Ilha Solteira, assim como o de Três Irmãos, em Pereira Barreto, atingiu 0% do volume útil em junho. De lá para cá, esse nível já caiu 53%.

O professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, que monitora o clima na região, após a criação do Canal de Pereira Barreto, diz que o lago das usinas de Ilha Solteira e Três Irmãos passaram a ser um reservatório único.

“A ONS, ao invés de calcular o volume na linha da boca da turbina, passou a calcular a navegabilidade da hidrovia no canal, que neste caso está em 0%”, explicou Tangerino. Apesar do baixo nível, o rio não secou e a geração de energia não foi completamente comprometida.

A CESP, concessionária responsável pelas hidrelétricas de Ilha e Três Irmãos, informou que vem trabalhando com a capacidade mínima. Mas a situação é tão crítica, que já há preocupação com a estrutura e os equipamentos da usina.

Recuperação - Mesmo com início do período chuvoso, não há prazo para a recuperação do reservatório da usina de Ilha Solteira.

Especialistas calculam que várias regiões do país que sofrem com a falta de chuva, a recuperação pode levar de dois a quatro anos. Isso se chover, no mínimo, dentro do esperado no período. Já para o reservatório de Ilha Solteira, não há previsão. Fernando Tangerino explica que é difícil calcular o tempo de recuperação do reservatório da usina de Ilha Solteira.

“A saída de água é imponderável, porque quem define é a ONS (Operador Nacional do Sistema), em função da produção de energia. Após o início do período chuvoso, será preciso decidir o que é mais importante, se recuperar o lago ou produzir energia”, afirma Tangerino.

(Douglas Cossi Fagundes – Ilhadenoticias)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com