Sábado, 11 de Maio de 2024

Prefeita vai ser investigada por suposta compra de voto em 2008

02/09/2014 as 13:01 | Região | Da Redaçao
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) vai investigar a prefeita de Avanhandava, Sueli Navarro Jorge (PSDB), por possível crime de compra de votos nas eleições de 2008, quando ela foi eleita pela primeira vez.

Na última quarta-feira, o tribunal acatou de forma unânime a denúncia da PRE (Procuradoria Regional Eleitoral), que apontou uma suposta doação de moto a eleitores em troca de votos. Cabe recurso contra a averiguação.

O Código Eleitoral, em seu artigo 299, prevê pena de até quatro anos de reclusão, além de multa, para quem oferece ou obtém vantagens em troca de votos ou promete abstenção de comparecer às urnas. Em outubro de 2008, o então promotor eleitoral de Penápolis Adelmo Pinho pediu à Justiça eleitoral local a cassação do registro de candidatura de Sueli, com base na denúncia feita pelo postulante derrotado à reeleição Gino Corbucci Filho (DEM). Um CD com gravações de conversas entre a prefeita e os beneficiados foi utilizado no processo.

No mês seguinte, o juiz eleitoral da comarca de Penápolis Marcelo de Freitas Brito, acatou o parecer da Promotoria, cassando o registro da tucana. Porém, uma liminar concedida pelo TRE-SP possibilitou que Sueli fosse diplomada naquele ano. Em 2009, o TRE-SP manteve a sentença da Justiça Eleitoral de Penápolis, mas uma nova liminar.


Folha da Região
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com