Sexta, 26 de Abril de 2024

Escola representa Fernandópolis em Festival de Folclore

16/08/2014 as 08:00 | | Da Redaçao
A EMEF “José Zantedeschi” representou Fernandópolis no 50° Festival Internacional do Folclore de Olímpia.

O projeto “Apropriação e Divulgação do Folclore Brasileiro”, concebido pela professora Márcia Goulart, do 4° ano B da escola, em parceria com a diretora Vanessa Silva e a monitora Julianna Matos, foi selecionado para o evento.

Na opinião da Secretária Municipal da Educação de Fernandópolis, Deodete das Graças Valente Geraldo, a escola acreditou no potencial dos alunos e participa de “um evento de suma importância para a educação escolar com qualidade de nossa cidade”.

“Folclore” – que significa “costumes de um povo” - é algo mágico, constituído de lendas, histórias, “causos” e outras manifestações emanadas do povo, transmitidas principalmente pela tradição oral. Seu dia é 22 de agosto, sendo assim uma importante data comemorativa trabalhada nas escolas.

Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no Folclore Brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de explorar o tema com seus alunos. É essa a visão da professora Márcia.

Durante sua participação no 50° Festival do Folclore de Olímpia, os alunos tiveram a chance de visitar o museu, igrejas, o parque de exposição de Festival e outros lugares.

“Procuro sempre ver o brilho no olhar da criança e quando o encontro, o vejo como sinal de reconhecimento, e que estou no caminho certo com minha prática pedagógica; assim sei que o conhecimento está sendo construído de forma ativa e apropriativa” diz a professora Márcia Goulart.

Esse projeto dá ao aluno a oportunidade de aprendizagem educacional e social no ambiente externo da sala de aula.

A partir de então, os alunos apresentarão seminários, visando Pa difusão do conhecimento adquirido no Festival aos demais alunos de outras classes, que não estiveram presentes na pesquisa de campo.

“É maravilhoso saber que nossos filhos estão em contato com o folclore de forma tão agradável, divertida e natural. Eles estão tendo oportunidades de conhecimento que nós nunca tivemos” relatou Giordana Ferreira dos Santos, mãe do aluno José Paulo Ferreira Liossi.

“Adorei o projeto, pois saímos da sala de aula e com isso tivemos um dia diferente de tantos outros, onde além de ver, pude participar de danças e aprender com outros alunos lá em Olímpia”, comentou a aluna Giovana Tanganeli Molina.

“Esse é um pedido que fazemos à secretaria, para que incentive todas as ações que envolvam as nossas crianças motivando-as à leitura, à cultura e a pratica da cidadania, pois assim formaremos melhor os nossos jovens” disse a prefeita Ana Bim.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com