Sexta, 26 de Abril de 2024

Rodrigo Garcia garante volta às aulas com segurança no Estado

28/09/2020 as 22:00 | Estado de São Paulo | SBT Interior
O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse nesta segunda-feira (28), em entrevista exclusiva ao SBT no interior, que o retorno gradativo das aulas presenciais, a partir de 7 de outubro, está mantido e que "a pandemia, aparentemente, está indo embora de São Paulo".

Garcia concedeu entrevista ao jornal SBT Interior 1ª edição e afirmou que o retorno das aulas está definido, mas respeitando as autoridades municipais. Nesta segunda-feira (28), as aulas presenciais de reforço já retornaram em algumas cidades, incluindo Araçatuba.

Os prefeitos que optarem por não retornar com as aulas em sala de aula, terão carta branca para isso. Isso valerá para as escolas municipais, estaduais e particular, segundo Garcia.

"Precisamos ter diálogo neste momento. Eu digo que tivemos uma quarentena comportamental, ou seja, o comportamento hoje é diferente e graças a isso é que a pandemia, aparentemente, está indo embora de São Paulo. A partir disso, decidimos pelo retorno das aulas, mas respeitando a autoridade municipal e com muito cuidado. Não é agora, no final do enfrentamento da pandemia, que nós podemos correr o risco de perder vidas em SP", afirmou.

Rodrigo defendeu o diálogo para analisar a situação de cada cidade, já que a pandemia afetou em diferentes proporções todos os municípios paulistas.

"O importante é o diálogo. Não existe verdade absoluta, ou que prevaleça. Nós precisamos dialogar neste momento com prefeitos, pais, alunos e professores. O diálogo é o melhor remédio que nós temos para pactuar com esse retorno de maneira responsável e segura".

VACINA

Questionado sobre a situação atual da CoronaVac, vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, o vice-governador disse que existe uma "esperança concreta" para o registro, ainda em 2020.

"A expectativa é muito positiva para o registro da CoronaVac na Anvisa ainda este ano e, consequentemente, a vacinação da população no começo do ano que vem. Até agora, mesmo na fase 3 de testes, a vacina não apresentou nenhuma ação que tenha gerado problemas, por isso nós temos uma esperança real".

O Estado de SP já reservou 46 milhões de doses da vacina. Pela procura ser muito grande, Garcia disse que reservar as doses foi uma importante iniciativa, já que países mais ricos têm vantagem.

"Não podemos correr o risco de perder as vacinas para países mais ricos. Nós vimos isso acontecer com os equipamentos de saúde, no meio da pandemia", alertou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com