Sexta, 26 de Abril de 2024

Agricultura oferece capacitação para produtores rurais de Jales

13/08/2014 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
A Prefeitura do Município de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, ofereceu na tarde de segunda-feira (11) uma palestra sobre Sistemas Agrossilvipastoris aos produtores rurais de Jales. A capacitação ocorreu no Espaço do Produtor, localizado no “Comboio”, e apresentou aos produtores uma opção de rentabilidade e sustentabilidade.

A capacitação foi ministrada pelo pesquisador científico, Wander Luis Barbosa Borges, do Instituto Agronômico – IAC, da cidade de Votuporanga, em parceria com o Sindicato Rural de Jales/ SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O objetivo da palestra é a qualificação na área de pastagem, através do Sistemas Agrossilvipastoris, oferecendo aos produtores interessados em aderir o sistema todo o suporte para a sua implantação.

A técnica Agrossilvipastoril é sistema de produção agropecuária que faz uso sustentável da terra, com aumento e manutenção da produtividade, conservação dos recursos naturais e a utilização mínima de insumos. A tecnologia é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado em uma mesma área e manejo integrado dos elementos.

A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, acompanhada da secretária municipal de Agricultura, Sandra Gigante, esteve presente durante o encontro para agradecer a parceria com o Instituto Agronômico de Votuporanga e o Sindicato Rural Jales. Segundo Nice, “A secretaria de Agricultura tem buscado incansavelmente novidades na área rural. O nosso olhar não é só para recuperação de estradas rurais e sim para o avanço em tecnologias”, afirmou.

No final do dia, os produtores rurais tiveram a oportunidade de visitar uma propriedade rural na cidade de Aspásia, do engenheiro agrônomo, Nilson Matsumori, onde puderam conhecer de perto a prática do Sistema Agrossilvipastoril. No término, houve uma confraternização na sede da secretaria de Agricultura em Jales.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com