Sábado, 27 de Abril de 2024

Reservatório de Água Vermelha está cada vez mais seco

17/07/2014 as 08:00 | | Da Redaçao
O reservatório de Água Vermelha está com 14,3% de volume útil, segundo pior índice para o mês de julho em quinze anos

A cada dia o cenário às margens do reservatório da Usina de Água Vermelha vai se transformando. Onde antes era rio, troncos de árvores e a vegetação que já cresce. Onde tem água, galhos de árvores e escombros de velhas pontes, antes submersas, reaparecem, junto com ilhotas formadas por bancos de areia.

A temporada de chuvas ficou abaixo do previsto e o reservatório iniciou o ano com volume útil abaixo de 40%. Em março e abril deveria estar cheio, próximo de 98%, mas a régua da barragem marcava apenas de 20%.

No auge da temporada de seca, o reservatório de Água Vermelha, assim como os de Ilha Solteira, Pereira Barreto e Marimbondo, na região, estão secando. Na terça-feira, dia 8, segundo nota da AES Tietê, Água Vermelha estava com 14,3% do volume útil, o segundo pior índice para o mês de julho em 15 anos, segundo registro do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) que gerencia o sistema desde 2000, quando começou a crise de energia no Brasil, obrigando o governo a implantar racionamento de energia. Em julho de 2001, no auge da crise, Água Vermelha estava com 11,3%.

Com a baixa nos reservatórios das hidrelétricas da região, faz reaparecer velhas pontes, árvores e troncos, antes submersos pelo lago. Até a antiga Rubinéia, submersa pelo lago de Ilha Solteira começa a reaparecer como uma cidade fantasma. O Carnal de Pereira Barreto e a hidrovia Tietê-Paraná suspendeu a navegação pelo baixo nível dos rios.

Abaixo da Usina, o Rio Grande também reduziu de tamanho e ajuda a empreiteira na construção da ponte ferroviária para os trilhos da ferrovia Norte-Sul. Em alguns pontos, os pescadores conseguem chegar ao meio do Rio, caminhando pelas pedras.

Apesar da situação crítica, o Ministério de Minas e Energia afirma que não houve prejuízo na geração de energia porque está chovendo em outras regiões do País. Porém, por conta da estiagem, a vazão nas barragens é reduzida, o que deixa os rios ainda mais baixos.

A AES Tietê, operadora de Água Vermelha, não comentou sobre medidas que devem ser adotadas e nem fez projeções sobre o futuro do reservatório nos próximos meses para a geração de energia. Apontou apenas que cabe ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se posicionar a respeito.

SECANDO

O reservatório da Usina de Água Vermelha atinge neste mês de julho o segundo pior nível do volume útil para o mês em 15 anos. Acompanhe no gráfico o sobe e desce do reservatório no mês de julho desde 2000.



Jornal Tá Na Mão
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com