Sábado, 27 de Abril de 2024

Paciente toca violino durante cirurgia pra retirar tumor cerebral

21/02/2020 as 16:24 | Mundo | SBT Interior
Uma paciente tocou violino durante uma cirurgia de remoção de um tumor no cérebro em Londres, no Hospital King`s College. A abordagem auxiliou os médicos a não danificarem a zona cerebral responsável pelos movimentos delicados de mão e coordenação, que são essenciais para tocar o instrumento.

A equipe médica passou duas horas mapeando as áreas do cérebro da paciente Dagmar Turner, de 53 anos, ligadas à prática do violino, controle de linguagem e movimento, e isso permitiu que os cirurgiões verificassem se nenhuma zona crucial seria afetada. A equipe executou o procedimento com o consentimento dela.

Dagmar é membra da orquestra sinfônica da ilha de Wight, do sul da Inglaterra, e foi diagnosticada com um tumor cerebral em 2013 durante uma apresentação, de acordo com informações divulgadas pelo hospital. Ela teve de ser submetida a uma cirurgia quando o tumor se tornou mais agressivo.

"O violino é minha paixão. Toco desde os 10 anos de idade. O pensamento de perder minha habilidade era de partir o coração, mas o dr. Ashkan entendeu minhas preocupações. Graças a eles espero voltar à orquestra o quanto antes", desabafou Dagmar.

O cirurgião-chefe na operação, Keyoumars Ashkan, afirmou que foi a primeira vez que ele fez um paciente tocar um instrumento, mas que ele, com frequência, desperta os pacientes para fazer "testes de linguagem". Ainda segundo o médico, 90% do tumor foi extirpado, "incluindo todas as zonas suspeitas de registrar uma atividade agressiva".
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com