Sábado, 18 de Maio de 2024

MP pede suspensão de concursos públicos em Guzolândia e Auriflama

02/05/2024 as 16:29 | Região | Da Redaçao
O Ministério Público (MP) de São Paulo solicitou a suspensão temporária de concursos públicos realizados pela Prefeitura de Guzolândia em 2023 e 2024, e pela Câmara Municipal de Auriflama em 2024. A medida ocorre após uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) que desarticulou um esquema de fraudes nos processos seletivos.

Operação mira empresas e líder de organização criminosa

A operação do Gaeco prendeu o responsável pela organização criminosa em Jales (SP). Ele já havia sido condenado por irregularidades em concursos anteriores e estava proibido de participar de licitações. Para driblar a lei, o indivíduo teria criado empresas em nome de terceiros e as utilizado para realizar as fraudes.

Empresas vendiam vagas em concursos.

O grupo atuava na fraude de licitações e, principalmente, na venda de vagas em concursos públicos municipais. Três empresas do ramo foram alvos da operação na região.

Mandados de busca e apreensão em seis cidades

Policiais federais, com apoio da Polícia Militar, cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em seis cidades e um de prisão temporária. As cidades foram:

Guapiaçu
Fernandópolis
Jales
Aparecida d Oeste
Franca
Auriflama

Empresários e candidatos sob investigação

Empresários do ramo de concursos públicos com contratos em prefeituras da região foram alvos da operação por suspeita de venda de vagas. Dois candidatos aprovados recentemente em concurso para Procurador Jurídico Municipal em Auriflama e Guzolândia também estão sendo investigados.

Diversos materiais apreendidos

Documentos, computadores e outros materiais foram apreendidos e serão periciados. Os investigados podem responder por crimes como associação criminosa, fraudes em certames públicos, falsidade ideológica, além de crimes relacionados a licitações e contratos administrativos.

Prefeitura e Câmara se manifestam

A Câmara de Auriflama informou que ainda não foi oficialmente notificada sobre o pedido do MP. Já a Prefeitura de Guzolândia, em nota oficial, disse que suspendeu os dois concursos em andamento enquanto a investigação estiver em curso.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com