Sábado, 27 de Abril de 2024

Jales ganha Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente

28/03/2024 as 06:20 | Jales | Da Redaçao
A Prefeitura de Jales inaugurou na manhã da quarta-feira, dia 27 de março, o primeiro Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente (CIACA) da região, reafirmando seu pioneirismo e referência em saúde. Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Luis Henrique Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, a vereadora Andréa Moreto, que representou o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tamara Peresi Viota, a gerente administrativa do CIACA, Aline Alves de Oliveira, a coordenadora técnica Rúbia Pirani, a coordenadora de Saúde Mental do município, Ana Alice de Castilho Andreo, o promotor de justiça Dr. Cleiton Luis da Silva, os vereadores Bismark Kuwakino, Bruno de Paula, Deley Vieira, João Zanetoni e Riva Rodrigues, servidores públicos municipais, representantes da comunidade e imprensa.

O CIACA, de acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, tem por missão ofertar atendimento interdisciplinar para as demandas de saúde mental às crianças e adolescentes munícipes de Jales, com capacidade de atendimento mensal de 80 usuários, prestando serviços de promoção, prevenção, atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes e seu núcleo familiar em situação de sofrimento mental, de básica e média complexidade. Nilva ressaltou que o CIACA foi implantado e será mantido por até três anos com recursos Fundo Municipal da Infância e Juventude de Jales – FMIJ.

A coordenadora técnica Rúbia Pirani falou sobre alguns dos objetivos específicos do CIACA, entre eles atender crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, portadores de transtornos mentais moderados, severos e persistentes, realizando acompanhamento clínico, de reinserção social e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; atender às crianças e adolescentes que se encontram na condição de uso e abuso do álcool e outras drogas, gerando atendimentos aos usuários e seu núcleo familiar, através de atividades terapêuticas e preventivas, proporcionando-lhes tratamento, habilitação e ressocialização junto à família e à comunidade; atender às crianças e adolescentes com depressão, Transtorno de Déficit de Atenção, hiperatividade, TDA-H, transtornos de aprendizagem, quadros ansiosos, dentre outros, realizando acompanhamento clínico e interdisciplinar; fortalecer e intensificar a participação e a integralização de toda a Rede de Proteção do município e realizar o matriciamento em Saúde Mental infantojuvenil na Atenção Primária à Saúde e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

Ainda fizeram o uso da palavra a vereadora Andréa Moreto, a presidente do CMDCA Tamara Viota, a gerente administrativa do CIACA, Aline Alves de Oliveira e a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, que falaram da importância do CIACA e parabenizaram a administração municipal pelo pioneirismo em inaugurar o Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente.

A secretária Nilva ainda ressaltou que o usuário poderá chegar ao serviço por demanda espontânea, acompanhado de seu responsável, podendo também ser encaminhado pela Rede de Proteção à criança e ao adolescente e/ou outros serviços de saúde, hospitais psiquiátricos, profissionais de saúde da rede suplementar ou particular e parceiros do território como serviços socioassistenciais, OSC’s e outros. “O primeiro acolhimento ao usuário e ao seu responsável será realizado por um dos técnicos da equipe. A partir do acolhimento, diversas outras atividades serão oferecidas a esse usuário de acordo com a sua demanda, como psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso da medicação, atendimento domiciliar e atendimento aos responsáveis. Vale frisar que o CIACA vai contar com atendimentos de Psicólogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, musicoterapeuta, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Psicopedagogo, Artesão, Educador Físico, Fonoaudiólogo e Médico Psiquiatra Infantil”.

O promotor de Justiça da 5ª Promotoria Cível Família de Fernandópolis, Dr. Cleiton Luis da Silva, que reside em Jales e atuou durante quatro anos e meio na Promotoria da Infância e Juventude em Jales, e que teve participação na implantação do CIACA, disse que “hoje é um dia de muita alegria, um dia para se comemorar, já que Jales ingressa em um outro patamar de atendimento às crianças e adolescentes que demandam de um serviço dessa natureza. Até me faltam palavras para descrever esse momento pela emoção que estou sentindo ao ver esse trabalho concretizado, com qualidade, tanto em estrutura predial, quanto a estrutura de equipamentos e a equipe que foi montada. Temos que ressaltar que o CIACA é fruto de um trabalho coletivo, mas faço questão de enfatizar a boa intenção e o firme propósito do prefeito Luis Henrique e de todos aqueles que estão junto a ele, e também à equipe do CMDCA pelo esforço que fizeram para tornar possível esse projeto”.

O prefeito Luis Henrique disse estar feliz e honrado por Jales poder inaugurar o primeiro Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental à Criança e ao Adolescente da região e reafirmou seu compromisso em sempre priorizar crianças e jovens em todos os setores da administração pública. “É notório que estamos muito felizes em poder abrir as portas do CIACA, prestando atendimentos de promoção, prevenção, atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes e a suas famílias em situação de sofrimento mental, serviço inédito em Jales e na nossa região. No mês de janeiro inauguramos a reforma de uma escola de educação infantil, em fevereiro inauguramos a Casa da Juventude, e agora, no mês de março estamos inaugurando o CIACA, três equipamentos destinados à crianças e adolescentes, o que mostra nosso compromisso com os pequenos e com os jovens. Isso mostra a diferença entre o político e o estadista, já que o político pensa nas próximas eleições, já o estadista pensa nas próximas gerações que são o futuro da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país”.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com