Quinta, 25 de Abril de 2024

Biomédica cria aparelho que identifica câncer de mama

22/01/2021 as 00:00 | Mundo | SBT Interior
A engenheira biomédica Judit Giró, de 24 anos, criou um aparelho que pode revolucionar a percepção de um dos cânceres mais comuns no mundo. O objeto consegue identificar o câncer de mama de qualquer lugar, sem a necessidade de exames complexos num primeiro momento.

“Se o cão late, eles sabem que o humano tem câncer. Se o cachorro é capaz de fazer isso, por que meu microprocessador Arduino não seria capaz?”, questionou-se a biomédica, antes de começar o projeto.

​​Chamada de “The Blue Box”, a ideia para a invenção veio do experimento de cães que conseguiam identificar células cancerígenas apenas pelo faro. A partir daí, a jovem passou a estudar os compostos que fazem os cães reconhecerem a doença e em como poderia colocar isso em um aparelho.

Por meio de diversos sensores, ela analisou quais conseguiram detectar os campos corretos e descobriu que os sensores identificam certos compostos na urina do paciente. Porém, o sinal é muito limitado para que os humanos detectem, por isso é necessária a ajuda da inteligência artificial.

PREMIADA

Pela criação, a jovem espanhola recebeu o International 2020 James Dyson Award, prêmio dedicado aos jovens engenheiros que desenvolvem inovações em diversos setores e comemorou muito o reconhecimento. "estado atual: beliscando-me", brincou, no Twitter.

​"​Não apenas como um dispositivo biomédico, mas como uma mudança na forma como lutamos contra o câncer de mama. Queremos ter um produto no mercado, mas também queremos ter uma comunidade de mulheres que realmente se preocupem com sua saúde e que realmente se preocupem umas com as outras", afirmou.

Agora Judit está aperfeiçoando a The Blue Box na University of California Irvine e o aparelho deve, em breve, começar a ser vendido a US$ 60 na Europa​.​​
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com