Sábado, 20 de Abril de 2024

Região está mais perto do amarelo que do vermelho, diz secretário

04/07/2020 as 12:08 | Região | DL News
Perto do amarelo
Apesar da alta de casos positivos de Covid-19, e também de internações e mortes, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi (PSDB), afirmou ao DLNews que a região de Rio Preto, que permaneceu na Fase 2 (laranja) na atualização desta sexta (3), está mais perto de avançar para a Fase 3 (amarela), que aumenta a flexibilização de atividades econômicas, do que regredir para a Fase 1 (vermelha), que mantém funcionando apenas os serviços essenciais.

Com bares e salões
A Fase amarela permite, além de comércio de rua, shoppings centers, concessionárias e escritórios, o funcionamento, por exemplo, de restaurantes, bares e salões de beleza. Também aumenta o limite de público dentro dos estabelecimentos, que salta de 20% para 40% da capacidade. E turnos de 6 horas.

Hospitais salvam
A estrutura hospitalar da região como um todo, puxada por instituições universitárias como o Hospital de Base (Rio Preto) e Padre Albino (Catanduva), é que coloca a DRS-15, hoje, praticamente como uma ilha laranja cercada de vermelho.

Já é vitória
Em Rio Preto, especificamente, a permanência na Fase 2 já foi vista como uma vitória pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) e os integrantes do comitê municipal de gestão da crise sanitária, em função dos números preocupantes registrados na segunda quinzena do mês de junho até o momento.

Ajuda aí
"Os rio-pretenses devem continuar cumprindo as orientações de manter o isolamento social, usar máscara, álcool em gel e, se possível, ficar em casa, para que possamos continuar na fase laranja do Plano São Paulo, evitando-se um retrocesso de fase, o que obrigaria a funcionar apenas os serviços essenciais”, afirmou o prefeito ao ser questionado pelo DLNews.

Tudo pode acontecer
O secretário de Saúde, Aldenis Borim, também opta pela cautela. "No pico, não é possível prever com muita antecedência. Em Rio Preto, eu chutaria que ficaremos no laranja ainda na próxima classificação. Mas como eu disse, no pico tudo pode acontecer.”

Cabo de guerra
O fato é que existe um cabo de guerra diante da epidemia no município. Se de um lado existe pressão grande para ampliação na reabertura, o avanço da doença estimulou mobilização pública por fechamento total.

Protesto silencioso
Liderado pelo médico sanitarista e professor da Famerp Cacau Lopes, um grupo de críticos à flexibilização da atividade econômica organizou, no final da tarde desta sexta-feira (3), protesto silencioso em frente ao prédio da Prefeitura, na avenida Alberto Andaló.

Pelo lockdown
Os ativistas, em torno de dez pessoas vestidas de preto, defendem o isolamento total da cidade, ou um lockdown de fato, como forma de conter o avanço da Covid-19. Para chamar a atenção, eles fincaram dezenas de cruzes no canteiro central da avenida, simbolizando as mortes provocadas pela doença no município.

Recado
"Este ato é em favor da vida e contra a negligência do prefeito em relação à Covid-19”, afirmou Cacau Lopes. Segundo ele, a ideia foi mobilizar pouca gente para evitar aglomerações, mas mandar o recado. Rio Preto soma, até esta sexta, 3.079 casos confirmados e 86 mortes. São 88 doentes internados em UTI e 170 em enfermaria.

Bola fora 1
O vídeo do genro de uma médica jogando basquete na quadra da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto (SMC) causou polêmica nas redes sociais. Isso porque os profissionais da saúde estão na linha de frente no combate à pandemia e são os principais defensores do isolamento social. No vídeo, postado no dia 27 de junho, o "atleta” está sozinho, mas nos comentários ele convida um amigo para dar uns arremessos com ele na quadra do Clube dos Médicos.

Bola fora 2
Questionado pelo DLNews, o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Kássey Vasconcelos, disse estar surpreso com o vídeo. "A Sociedade de Medicina e Cirurgia informa que, ao tomar conhecimento da existência de vídeo em conta do Facebook, iniciou imediatamente a apuração dos fatos para constatar se o este foi gravado durante a pandemia. Como entidade de Saúde, representativa da classe médica, a SMC ressalta desde já que cumpre a determinação da Prefeitura de Rio Preto de proibir quaisquer atividades nas suas dependências, inclusive, a prática de esportes”.

Bola fora 3
A nota continua. "Desta forma, a SMC condena qualquer atitude que venha a infringir a determinação da Prefeitura e que vá de encontro às orientações de prevenção e combate à pandemia do coronavírus. Portanto, se constatar que as circunstâncias retratadas no vídeo terem ocorrido durante a pandemia, a SMC tomará as medidas necessárias para que tal fato não mais aconteça.”

Sem cloroquina
O pré-candidato a prefeito de Rio Preto, Carlos de Arnaldo (PDT), postou vídeo nesta sexta-feira (3) em suas redes sociais agradecendo os profissionais que trataram dele no Hospital de Base, e também os amigos que torceram e fizeram orações a seu favor. O pedetista ficou 15 dias internado com Covid-19. Ele enumerou em seu depoimento os cinco medicamentos que tomou na luta contra a doença: Azitromicina, Dexametasona, Clavulin, Anticoagulante e Omeprazol.

Agravou
Já o quadro do médico Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme, se agravou e ele foi intubado na UTI na manhã desta sexta (3). Com 65 anos de idade, Fares está em leito de terapia de tratamento intensivo no Hospital de Base há 15 dias.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com