Sexta, 12 de Julho de 2024

Valdemiro Santiago é denunciado por importação ilegal de avião

08/07/2024 as 10:30 | Brasil | DCM
Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi denunciado por importação ilegal de um avião. O Ministério Público Federal investigou o caso, alegando “importação fraudulenta” do modelo Falcon 900, fabricado pela Dassault Aviation.

A aeronave, trazida ao Brasil em 2010, valia US$ 12 milhões na época e permaneceu no país por meio de uma brecha legal que permitia sua estadia temporária.

A investigação foi parte da Operação Pouso Forçado, que apreendeu outros seis aviões de diferentes proprietários. O MPF apontou que Valdemiro utilizou um esquema em que a aeronave era comprada em nome de uma empresa estrangeira, a Wilmington Trust Company, dos EUA, para uso pessoal e profissional. O advogado de Valdemiro, Dennis Munhoz, afirmou que seu cliente “nunca participou, teve ciência ou assinou qualquer documento relativo à aquisição/arrendamento desta aeronave”. O piloto Robson Marcos Lopes também foi denunciado.

Em 2019, a Justiça suspendeu o processo após o religioso aceitar uma proposta do MPF, pagando R$ 200 mil a entidades sociais. Ele foi proibido de mudar de casa sem notificar a Justiça e deve comparecer bimestralmente ao Fórum Criminal Federal em São Paulo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com