Domingo, 23 de Junho de 2024

Rio Tietê apresenta manchas verdes pela segunda vez no ano

Foto: Reprodução / TV TEM
26/05/2024 as 12:04 | Novo Horizonte | Da Redaçao
Pela segunda vez em menos de um ano, o Rio Três Pontes, que faz parte do Rio Tietê em Novo Horizonte (SP), apresenta manchas verdes em seu leito. A situação, que foi observada pelos moradores da região do Taquaral na sexta-feira (24), causa preocupação e levanta questionamentos sobre as causas do problema.

Moradores relatam mortandade de peixes e camarões, além de forte odor

Segundo relatos de moradores que residem em condomínios de ranchos nas proximidades do rio, a situação é preocupante. A água apresenta consistência espessa em alguns pontos e há relatos de mortandade de peixes e camarões, além de um forte odor desagradável.

Especialistas apontam excesso de carga orgânica como principal causa

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) investiga o caso e aponta o excesso de carga orgânica como principal causa da proliferação de algas, que conferem a coloração verde à água. Fatores como altas temperaturas, falta de chuvas e baixa movimentação da água em reservatórios e braços do rio também podem contribuir para o fenômeno.

Recomendações para a população

A Cetesb orienta a população para evitar o contato com a água do rio neste período, a fim de prevenir alergias e problemas gastrointestinais.

Autoridades locais buscam soluções

A Diretoria de Meio Ambiente de Novo Horizonte está realizando reuniões com moradores da região para orientá-los sobre o descarte correto do esgoto das fossas sépticas, medida que pode ajudar a reduzir a carga orgânica no rio. A Prefeitura, em conjunto com a Sabesp, Cetesb e Polícia Ambiental, também investiga as causas do problema e busca soluções para evitar que a situação se repita.

Um alerta para a preservação ambiental

O caso do Rio Três Pontes serve como um lembrete da importância da preservação ambiental. O descarte inadequado de esgoto e outros poluentes pode ter consequências graves para os ecossistemas aquáticos e para a saúde da população. É fundamental que todos adotem medidas conscientes para proteger o meio ambiente e garantir a qualidade da água para as futuras gerações.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com