Sexta, 12 de Abril de 2024

Unifev divulga resultados da Autoavaliação Institucional 2023

Relatório e Relato desenvolvidos pela Comissão Própria de Avaliação, referentes ao ano passado, estão disponíveis para consulta no site da Instituição
02/04/2024 as 08:39 | Votuporanga | Da Redaçao
Toda Instituição de Ensino Superior (IES) possui uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é a responsável pela coordenação do processo de autoavaliação. Esse instrumento serve para a melhoria da Educação, na medida em que permite identificar e solucionar possíveis problemas referentes à Instituição. O resultado desse trabalho, referente ao ano de 2023, está disponível para consulta no site da Unifev.

A CPA é formada por um coordenador e por representantes de alunos, professores, técnicos-administrativos e sociedade civil. De acordo com o coordenador, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, o objetivo principal da pesquisa é aferir a qualidade dos serviços prestados pela Unifev, que vão desde a infraestrutura até o ensino, de forma a promover um progresso contínuo. “O trabalho é resultado das pesquisas institucionais feitas com alunos, ex-alunos, professores, colaboradores e a comunidade externa e contemplam questões fechadas e de múltipla escolha. O processo é sigiloso e confidencial”, explicou.

A Autoavaliação Institucional analisa aspectos como: ensino; infraestrutura; pesquisa; extensão; responsabilidade social; comunicação; desempenho dos alunos; gestão da instituição; e corpo docente; entre outros.

Segundo a Procuradora Institucional da Unifev, Profª Ma. Iza Valéria da Silva Pires, o processo de Autoavaliação Institucional orienta-se pela necessidade de aferir, constantemente, a qualidade dos serviços educacionais visando a sua melhoria e as adequações aos padrões dinâmicos da formação acadêmica na região. “Esse processo conduz o Centro Universitário de Votuporanga ao cumprimento de compromissos previstos no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, destacou.

Diferentemente do Relatório de Autoavaliação, que materializa a avaliação interna, o Relato Institucional evidencia como os processos de gestão institucional se desenvolvem a partir das avaliações externas e das avaliações internas.

Finalizando, Matarucco afirmou que os documentos ajudam a traçar ações para o futuro da Instituição. “É como uma bússola que direciona a Unifev para o futuro, traçando o planejamento de ações acadêmico-administrativas a partir dos aprendizados das avaliações. Essas ações visam impulsionar a Instituição em direção à excelência em todas as suas áreas de atuação”, encerrou.

O Relato Institucional e o Relatório Final estão disponíveis para consulta pública e podem ser acessados pelo link: unifev.edu.br/cpa/relatorios.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com